Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Vídeo ‘Alerta Covid-19’: Da alimentação saudável aos pensamentos positivos: como aumentar a imunidade do seu organismo

2020-06-29 às 16:24

Com o avanço da pandemia de Covid-19, muitas pessoas começaram a buscar alternativas para aumentar a imunidade e evitar a contaminação pelo coronavírus. Hábitos de vida mais saudáveis, suplementos alimentares e o equilíbrio emocional são capazes de interferir na imunidade e reforçar as defesas do organismo.

A farmacêutica Juliana Ribeiro explica que existe mais de um tipo de imunidade. “A imunidade é o nosso sistema de defesa e nós temos dois tipos de imunidade. A primeira é a imunidade inata. Quando entra algum agente agressor, uma bactéria ou até mesmo um vírus, ou qualquer outro tipo de corpo estranho dentro do nosso organismo, existem células de defesa que estão lá como guardiões para nos defender”, frisa.

De acordo com a farmacêutica, para aumentar este tipo de imunidade é preciso adotar um estilo de vida mais saudável. “Quanto mais você se alimentar bem, fazer exercício físico, ter um sono regular, melhor para essas células de defesa. Os nossos guardiões vão estar prontos, armados contra o inimigo, seja ele qual for”, enfatiza.

O segundo tipo é a imunidade adquirida e que pode ser reforçada com produtos específicos para isso. “Existem alguns produtos que são considerados suplementos e fitoterápicos que podem ser usados para aumentar a imunidade. A famosa vitamina C com zinco e a vitamina D que são suplementos essenciais para o nosso sistema imunológico”, conta. “Além disso, também temos alguns fitoterápicos, como o melão de São Caetano, muito conhecido na região Norte no Brasil, e também o cogumelo do sol”, enumera.

Ela alerta que esses produtos não devem ser consumidos sem indicação e supervisão médica. “Lembre-se, sempre sob consulta e orientação do profissional da saúde. Isso é muito importante”, frisa.

De acordo com a farmacêutica, aumentar a imunidade depende desse conjunto de fatores. “A alimentação é aquilo que você já ingere no dia a dia e o suplemento é o complemento desses alimentos. A integração dos dois é que vai fazer o seu sistema imune ficar melhor”, destaca.

Equilíbrio emocional e bem-estar psicológico

A farmacêutica Juliana Ribeiro acrescenta que a importância do bem-estar psicológico para a imunidade. “Eu sempre bato nessa mesma tecla de prestar atenção nos pensamentos e emoções. É o mesmo tipo de bichinho, o mesmo agente agressor, mas por que uns morrem mais cedo e outros têm mais resistência?”, questiona

Ela acredita que a diferença está no equilíbrio emocional. “A imunidade é dependente da questão humoral e existem inúmeros artigos científicos internacionais que falam sobre isso”, comenta. “Imagine dois indivíduos com o mesmo tipo de sistema imunológico. Aquele indivíduo que é mais feliz, que é mais otimista, que não fala mal dos outros, que cuida mais da vida dele, tem mais chances de ser assintomático. O individuo que que é tristonho, depressivo, que só pensa na vida do outro, tem a condição de morrer mais fácil”, alega.

Ribeiro reforça que as emoções são capazes de aumentar a defesa natural do organismo. “Nós somos seres emocionais, físicos e também espirituais. Então, existe no mínimo uma tríade, onde o profissional, o pessoal e o espiritual têm que estar em equilíbrio harmônico para o sistema imunológico cumprir o objetivo dele que é a proteção do corpo”, frisa.

Como aumentar a imunidade?

Para quem está disposto a começar a cuidar mais da saúde, Juliana sugere começar observando a quantidade e qualidade da água ingerida ao longo do dia. “Nós precisamos de 30 ml por quilo, no mínimo, de água. E uma ingestão de água de qualidade”, observa.  

Outro alerta é com relação a alimentação e os nutrientes consumidos. “Você pode ingerir mais frutas, de preferência frutas frescas, ou, claro, sucos de frutas frescas. Coma alimentos ricos em vitamina C, como as frutas cítricas. O zinco e o magnésio são minerais importantes e você acha muito em grãos e também em verduras verdes escuras. O cálcio é muito legal para o fortalecimento e também estão nessas verduras, verdes escuras”, lista.

Ela acrescenta também a necessidade de praticar exercício físico com regularidade e de dormir bem durante. “É preciso um sono de qualidade. É melhor ter um sono REM, que é aquele sono profundo, de qualidade do que dormir mais horas de um sono superficial que você acorda toda hora”, destaca.

 Outro aspecto salientado pela farmacêutica é cuidar dos aspectos emocionais. “Esteja num ambiente feliz. Faça com seu lar, do seu local de trabalho, um ambiente feliz e esteja perto de pessoas felizes. Isso é maior garantia de saúde”, afirma.

Por fim, a farmacêutica enfatiza a necessidade de mudar alguns comportamentos para aumentar a imunidade. “Mudar a rotina e o padrão nosso de ver a vida não é tão simples, mas é muito possível”, garante.

‘Alerta Covid-19’ é um projeto independente que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.

VÍDEO