Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Ponta Grossa é a cidade com o menor índice de óbito por Covid-19 no Brasil, afirma Rangel

2020-06-30 às 08:23

Na manhã desta terça-feira (30), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, comemorou os bons resultados do município no combate ao novo coronavírus e afirmou que Ponta Grossa, hoje, é a cidade mais de 350 mil habitantes com o menor índice de óbitos no Brasil.

“Pode ser que existam outras cidades, mas nós não temos conhecimento. O município de Pelotas [no Rio Grande do Sul] disputava com Ponta Grossa e, infelizmente, teve três óbitos. Então, hoje Ponta Grossa pode ser considerada a cidade com o menor índice de óbito no Brasil”, enfatiza.

De acordo com informações da Secretaria de Estado da Saúde, Ponta Grossa possui apenas um óbito confirmado por Covid-19. A cidade de Maringá registra 18 falecimentos, Londrina 78, Cascavel 47 e Foz do Iguaçu tem 10 óbitos.

“A cada dia mais pessoas estão contraindo [a Covid-19] e isso, infelizmente, é natural. A doença estará conosco para o resto da vida. É impossível barrar a doença, mesmo com lockdown, mesmo que a gente amarasse as pessoas dentro de casa, ainda assim a doença iria evoluir”, destaca.

Com o avanço no número de infectados, Rangel admite que o número de falecimentos também tende a aumentar. “Os óbitos, infelizmente, também vão acontecer. A doença não vai embora. É o caso do câncer, da H1N1, da Aids. Esta é a realidade”, lamenta.

O prefeito lembra que o coronavírus é um agravante para aqueles que já estão com a saúde debilitada. “Isso não significa que eu estou desdenhando a doença, pelo contrário. A Covid-19 escolhe algumas pessoas até sem comorbidades e vitimiza. Tem que tomar cuidado, mas amanhã ou depois a gente vai vencer e vamos tocar a vida. A vida tem que continuar”, enfatiza.

As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentando por Rangel na Rádio Mundi FM.