Castro cede temporariamente quatro respiradores para Ponta Grossa para o tratamento de infectados com Covid-19

  • 01/07/2020
Castro cede temporariamente quatro respiradores para Ponta Grossa para o tratamento de infectados com Covid-19

A Secretaria de Saúde de Castro estará contribuindo com o estado do Paraná e com a cidade de Ponta Grossa através de um termo de comodato de cessão de uso temporário de quatro respiradores enquanto durar a pandemia da Covid-19. Tal ação deve beneficiar hospitais como a Santa Casa e o Hospital Universitário (HU-UEPG) em Ponta Grossa.

Em conversa com o D’Ponta News, a secretaria de saúde do município, Maria Lidia Kravutschke, e o prefeito, Moacyr Elias Fadel Junior (Patriota), explicaram como funciona este termo e comemoraram o fato de poderem contribuir com toda uma região.

Tal procedimento será feito temporariamente, ou seja, será feita essa cessão para o Estado e após a pandemia esses respiradores retornam para Castro, cidade de origem dos equipamentos. “Nós cedemos, emprestamos esses equipamentos, pro estado, por meio da 3ª Regional de Saúde de Ponta Grossa, que é quem cuida dos municípios da região e representa o Estado. Então o Estado é quem vai direcionar, para onde irá esses equipamentos”, explica a secretária do município.

A proposta foi aprovada pelo Conselho Municipal de Saúde e também justificada por meio de documento oficial. A entrega deve ocorrer nesta quarta-feira (01); “Após a aprovação no Conselho, justifiquei que Castro conta com os equipamentos em quantidade necessária para o município”, afirma Maria Lidia.

Respiradores em Castro

De acordo com a Secretaria de Saúde do Município, Castro conta hoje com três respiradores montados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento), dois móveis para transferência de ambulância e mais dois respiradores reservas. Sobre os procedimentos adotados na cidade com relação à Covid-19, a secretária deixa claro; “Aqui em Castro nós fazemos somente a entubação, o paciente, caso necessário, será levado para Ponta Grossa. Nós não ficamos muitos dias com o paciente aqui em Castro, na verdade é questão de horas até o diagnostico ser feito”, completa.

Trabalho intenso em Castro

Sobre o fato de não ter nenhum óbito na cidade e os números serem positivos com relação a outros municípios dos Campos Gerais, Maria Lidia destaca as ações de combate da cidade. “Nós temos boas ações de prevenção, e todos os nossos pacientes com sintomas gripais são monitorados. Já nos pacientes positivados com a doença, os mesmos são monitorados até duas vezes por dia para não deixar que o estado deles se agrave”, comemora.

Prefeito destaca importância de salvar vidas na região

Para o prefeito de Castro, Moacyr Elias Fadel Junior (Patriota), esse tipo de ação é importante, pois salva vidas de pessoas de toda a região. Ele destaca também que Castro está bem equipada no combate ao vírus e diz que se sente satisfeito em contribuir com os Campos Gerais.

“O serviço de emergência do nosso município já conta hoje com equipamentos suficientes para os procedimentos. Então, como a nossa referência para atendimento da Covid-19 é Ponta Grossa, ficamos muito satisfeitos em poder emprestar esses quatro respiradores que estão aqui sem uso e que ajudarão a salvar vidas de pessoas de toda a região”, afirma o prefeito.

Confira abaixo o último boletim divulgado pela Secretaria de Saúde de Castro sobre os casos de Covid-19 na cidade:

Fotos: Reprodução/Boletim Prefeitura Municipal de Castro

+ Notícias