Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Imagens exclusivas: Prefeitura de PG recebeu mais de 2 mil denúncias de aglomerações em junho

2020-07-01 às 19:51

Durante o mês de junho, a Prefeitura Municipal de Ponta Grossa recebeu mais de 2 mil denúncias de festas clandestinas, reuniões irregulares e outras aglomerações. A preocupação com as aglomerações se deve ao aumento da possibilidade de contágio pelo novo coronavírus.

O maior número de denúncias foi recebido no feriado prolongado de 11 a 14 de junho quando foram registradas 1007 denúncias. No final de semana seguinte (20 e 21 de junho), a Prefeitura Municipal decretou toque de recolher de sexta-feira a domingo, das 23h às 6h da manhã do dia seguinte, e mesmo assim foram 512 ocorrências. Nos dias 27 e 28 de junho foram mais 631 denúncias.

Na noite desta quarta-feira (1), o Programa JB Urgente, transmitido pelo portal D’Ponta News, entrevistou o secretário da Fazenda de Ponta Grossa, Cláudio Grokoviski, que também faz parte do Centro Operacional de Emergência (COE). Ele lamenta que alguns lugares, mesmo após a autuação, tenham persistido no erro.

“Esses bares que a gente abriram durante o toque de recolher a gente aplicou uma multa de R$ 830 reais. É uma multa muito mais para a gente tentar dizer para o cara que estamos durante uma pandemia. Talvez esses que estavam no bar talvez sejam as pessoas que daqui alguns dias tenham que usar uma UTI nossa”, alerta

Grokoviski afirma que o COE não descarta a possibilidade de fechamento em Ponta Grossa se houver sobrecarga do sistema de saúde do município. “A gente define as nossas decisões enquanto comitê e os nossos decretos com base em números. O pessoal da epidemiologia que direciona para nós quais são as ações que a gente tem que tomar e quais medidas a gente tem que tomar. Certamente, se houver um direcionamento dele com relações aos leitos de UTI e do crescimento da doença em Ponta Grossa, o município terá que tomar decisões mais drásticas que a gente já sabe quais são”, enfatiza.

Saiba como denunciar:

As denúncias podem ser feitas através do WhatsApp (42) 99144-1290. É necessário enviar o endereço, data, horário e uma imagem ou vídeo da ocorrência. “Esse disk-denúncia não vai aceitar texto ou áudio. Nós queremos a foto ou o vídeo e o endereço. Com isso nós vamos poder fazer a fiscalização correta e muito mais rápido poderemos atender a população”, explica o prefeito Marcelo Rangel.

Rangel garante que a identidade de quem fez a denúncia será preservada. “Essas pessoas que mandarem a gravação ou a foto não serão identificadas. A gente precisa do vídeo para justificar de maneira legal as autuações, mas o nome de quem encaminhou será preservado”, garante. 

De acordo com o decreto municipal, que entrou em vigor em 11 de junho, a realização de reuniões ou festas clandestinas será punida com multa de R$ 10 mil para o organizador ou proprietário do imóvel. 

Assista ao programa JB Urgente sobre o assunto:

https://www.facebook.com/watch/?ref=external&v=2818749491587509

Confira algumas imagens de denúncias recebidas pela Prefeitura: