Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Paraná participa de evento nacional sobre gestão, fomento e boas práticas de trabalho no sistema prisional

2020-07-01 às 10:18
Através da aprovação no Exame Nacional do Ensino Médio Para Privados de Liberdade (Enem-PPL) e em vestibulares, 117 detentos do sistema prisional de todo o Paraná poderão cursar o ensino superior em 2020, em instituições públicas e privadas. Entre os cursos mais escolhidos pelos presos estão Adminitração, Educação Física, Engenharias, Logístíca e Serviço Social. – Curitiba, 19/02/2020 – Foto: Divulgação Depen-Paraná

O Setor de Produção e Desenvolvimento (Seprod) do Departamento Penitenciário do Paraná participará do III Seminário sobre Gestão, Fomento e Boas Práticas para a Oferta de Trabalho à Pessoa Presa, promovido pelo Departamento Penitenciário Nacional. O evento, que se dará por videoconferência, ocorrerá entre os dias 02 e 03 de julho, das 8h às 16h45. A participação é gratuita e aberta ao público, que precisa fazer a inscrição.

Outros estados apresentarão cases de sucesso da área: Amazonas, Maranhão e Minas Gerais. O objetivo do seminário é disseminar e fomentar, junto aos estados, o modelo de sucesso de convênios celebrados com a iniciativa privada e gestores públicos para o sistema penitenciário, como ferramenta estratégica para o incremento das possibilidades de geração de vagas de trabalho para pessoas presas.

Por parte do Paraná, o chefe do Seprod, Boanerges Silvestre Boeno Filho, representará o sistema prisional do estado. Por cerca de uma hora e 15 minutos, com início às 14 horas desta desta quinta-feira (02/07), ele falará sobre o setor que gerencia e o papel na busca por novos convênios para utilização da mão de obra prisional.

“Porém, o foco será o Projeto de Capacitação e Implantação de Oficinas Permanentes (Procap), pelo qual diversas unidades prisionais do estado foram equipadas com máquinas de costura e equipamentos de panificação e tijolos ecológicos”, afirmou.

Em contrapartida, o administrador da Kadesh Calçados Profissionais, Luiz Carlos Leitão, falará sobre a própria experiência com o uso da mão de obra prisional. A empresa está presente em unidades prisionais de Guarapuava e Ponta Grossa.

Imagens/informações: SESP/PR.