Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Um dia depois do vendaval, cerca de 1.600 residências permanecem sem luz em PG

2020-07-01 às 17:27

Depois da forte tempestade registrada ontem (30) em Ponta Grossa, cerca de 1.600 unidades consumidoras do município permanecem sem luz na tarde desta quarta-feira (01). Diversos profissionais da Copel buscam restabelecer a energia elétrica nos diversos pontos da cidade.

NO PARANÁ

Mais de mil eletricistas da Copel permanecem em campo na tarde desta quarta-feira (01/07) trabalhando para restabelecer a energia de 241 mil unidades consumidoras que ainda estão sem luz. As regiões mais afetadas são Leste (Curitiba, Região Metropolitana e Litoral), com 127 mil desligamentos, Centro-Sul, com 51 mil desligamentos, e Oeste, com 46 mil desligamentos.

A região Leste concentra 7.088 pontos a serem restaurados nas redes de energia. Na região Oeste há 1.948 ocorrências para atendimento das equipes, no Centro-Sul são 1.679, enquanto no Noroeste há 491 serviços, e no Norte, 361.

Os estragos causados na rede de energia caracterizam o pior evento climático já enfrentado pela Companhia. Ontem, as interrupções chegaram a afetar 1,2 milhão de unidades consumidoras, sendo quase dois terços na região Leste do Estado. Essas interrupções foram causadas principalmente por queda de árvores ou outros objetos na rede, além dos ventos e raios.

Muitas dessas situações demandam serviços complexos de manutenção, ou até mesmo a reconstrução de parte da rede elétrica. A previsão de religação varia caso a caso, de acordo com a dimensão das avarias provocadas pelo temporal na localidade em questão e do tipo de manutenção requerida.

A Copel alerta que, em situações com postes quebrados ou fios rompidos, é importante manter uma distância segura. Os desligamentos em circuitos de média tensão, que são os de maior extensão, são automaticamente identificados pela Companhia.

Já a falta de luz em trechos menores e situações de risco devem ser comunicadas pelo cliente, seja pelo aplicativo para celulares, ou enviando um SMS para o número 28593, com as letras “SL” e o número da unidade consumidora.

Redação / Dep. de Jornalismo Copel
01/07/2020 – 16h45