Sábado, 20 de Abril de 2024

“O prêmio é dos professores”, diz Rangel sobre o título de ‘Prefeito Amigo da Criança’

2020-07-02 às 08:40

Na manhã desta quinta-feira (2), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, usou o espaço do ‘Programa Nilson de Oliveira’, que apresenta na Rádio Mundi FM, para comemorar o título de ‘Prefeito Amigo da Criança’. O prêmio é oferecido pela Fundação Abrinq a prefeitos brasileiros que realizaram ações significativas em benefício das crianças e adolescentes dos municípios que administram. 

Dos 5,5 mil municípios, apenas 125 prefeitos de todo o país receberam o reconhecimento – oito deles no Paraná. A premiação levou em consideração ações nas áreas de educação, saúde e assistência social.

Entre os projetos realizadas pela Prefeitura de Ponta Grossa que colocaram o município em destaque nacional, Rangel cita a educação em tempo integral e o Hospital Municipal da Criança. “Ver uma cidade como Ponta Grossa respeitando as crianças, ganhando prêmio nacional que envolve educação, saúde e assistência social, é lindo”, frisa.

Emocionado, Rangel lembrou que a realidade era bem diferente até pouco tempo atrás. “A gente via no passado crianças pedindo esmola nos sinaleiros, com fome, perdidas. Antigamente isso era normal e hoje é raro”, destaca. Ele reforça que atualmente as crianças que são encontradas na rua são imediatamente encaminhadas para a assistência social. 

Para Rangel, o prêmio é de todo o município, principalmente dos educadores. “Não é um prêmio do prefeito, é prêmio dos professores. Que prefeito ganha algum prêmio se não tiver o apoio dos professores? Nenhum prefeito ganha nada se não tiver o apoio dos professores”, afirma.

Rangel aproveitou para agradecer o trabalhado da professora Esméria Saveli, secretária de Educação. “Quantas vezes a professora Esméria foi criticada, quantas pessoas maldosas criticaram o trabalho da professora”, lembra. “Hoje é o dia da exaltação. Ela conquistou o respeito da sua equipe, conquistou o apoio de todas as professoras. Tudo aquilo que fizeram no passado, ficou no lixo. Agora a senhora é a número 1 do Brasil”, salienta.

Entre as ações destacadas pelo Município para a Fundação Abrinq estão:

– Fortalecimento dos Conselhos: Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA); Atuação do Conselho de Segurança Alimentar, Alimentação Escolar, Comitê de Investigação de Óbitos.
– Atuação Intersetorial: trabalhos articulados entre as Secretarias envolvidas: Educação, Saúde, Assistência Social, Cultura e Esporte.
– Revisão e Institucionalização do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente 2017/2026 – Aprovado pela Câmara Municipal.
– Investimentos maciços na Educação: Educação em período Integral e novos Centros Municipais de Educação Infantil.
 
AMIGO DA CRIANÇA

No início de cada mandato, a Fundação Abrinq mobiliza gestores municipais a assumirem o compromisso de garantir direitos e priorizar políticas públicas em prol das crianças e dos adolescentes. Os prefeitos que assinam o Termo de Adesão, cumprem com a agenda proposta pelo Programa e melhoram a qualidade de vida de crianças e adolescentes ao longo de seu mandato, após avaliação, são reconhecidos com o Prêmio Prefeito Amigo da Criança ao final da gestão. A adesão é gratuita e voluntária.  O relatório completo está disponível em www.prefeitoamigo.org.br.

Com informações e imagens da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa