Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Com dois óbitos por Covid-19, PG é a melhor cidade do Brasil no enfrentamento à pandemia, afirma Rangel

2020-07-03 às 08:27

Na manhã desta sexta-feira (3), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, destacou que, mesmo após o registro do segundo óbito por Covid-19, o município se mantém como a melhor cidade do país no enfrentamento ao coronavírus.

Na noite de ontem (2), a Fundação Municipal de Saúde (FMS) registrou o segundo óbito por coronavírus em Ponta Grossa. O paciente do sexo masculino, de 55 anos, estava internado na UTI do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG) desde o dia 22 de junho. Ele enfrentava uma luta contra o câncer e não resistiu às complicações causadas pelo coronavírus. 

Rangel lamentou a morte do paciente e prestou condolências à família da vítima. “A doença nos pega de surpresa. Nossos sentimentos à família”, diz.

Para Rangel, Ponta Grossa se mantém com os melhores números no combate ao coronavírus do país. Ele lembra que, até pouco tempo atrás, Ponta Grossa e Pelotas eram as únicas cidades acima de 350 mil habitantes que não tinham registrado óbito pela doença. Entretanto, nos últimos dias, Pelotas teve quatro mortes por Covid-19 e Ponta Grossa apenas dois. “Nós não estamos em disputa com ninguém. A disputa é pela vida”, afirma.

De acordo com o prefeito, os bons resultados se devem aos acertos no fechamento antecipado das escolas municipais, funcionamento do comércio em escalas e com horário reduzido, monitoramento constante de casos suspeitos de Covidd-19, isolamento de entidades assistenciais de idosos e mudança no horário do comércio para redução no transporte público. “Ainda não está solucionado, mas nós reduzimos lá embaixo”, frisa.

Ele acredita que uma das principais armas da gestão pública no combate ao coronavírus é a comunicação aberta transparente. “O maior decreto que nós fizemos é não esconder absolutamente nada de ninguém. Se tiver problema de medicamento, fala para o povo. Se tiver problema na UTI, conta para a população. E aí as pessoas sabem da gravidade da doença e como devem atuar”, enfatiza.

As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, comandado por Rangel na Rádio Mundi FM.