Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Rangel planeja volta às aulas no dia 8 de agosto com sistema híbrido: “Somente se houver segurança”

2020-07-03 às 09:08

Na manhã desta sexta-feira (3), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, revelou que a Secretaria Municipal de Educação está programando o retorno das aulas para o dia 8 de agosto adotando um sistema híbrido, que mescla ensino a distância e atividades presenciais.

As escolas municipais de Ponta Grossa estão fechadas deste março devido à pandemia de Covid-19 como medida de prevenção ao contágio pelo novo coronavírus. Desde então, os alunos estão assistindo aulas transmitidas pela TV Educativa e recebendo atividades para fazer em casa.

Seguindo a meta da reabertura das escolas municipais em agosto, a Secretaria Municipal de Educação está preparando o retorno para o dia 8. “A professora Esméria [Saveli, secretária de Educação] está trabalhando com um cenário em que não vai mais existir a doença em agosto. Se por um acaso nós tivermos números fantásticos, aparecer um tratamento ou uma vacina, volta tudo no dia 8”, explica Rangel.

O prefeito garante que a retomada do ensino presencial só irá acontecer se a pandemia estiver controlada. “Nós vamos voltar, mas nós vamos voltar com segurança. Eu também tenho um filho de oito anos e hoje ele não iria para a escola. Se eu mandar o meu filho para a escola, pode confiar em mim que é seguro”, salienta. Ele acrescenta que a data pode ser postergada se o município continuar registrando um grande número de novos casos de coronavírus por dia.

Ele reforça a necessidade de fixar antecipadamente uma data para a reabertura das escolas para que seja possível planejar as atividades. “As professoras têm que preparar o sistema pedagógico, programar como que elas vão repor as aulas, fazer planejamento dos conteúdos”, enumera.

Rangel afirmou ainda que o ano letivo dos alunos não será prejudicado. “Não fiquem preocupados, porque o seu filho, assim como o meu filho, vai voltar para a escola sim. Nós vamos vencer essa doença e não vamos perder esse ano”, enfatiza.

“Como todas as mães e pais, eu também me preocupo e não quero que meu filho pegue esta doença”, desabafa Rangel. Para o prefeito, enquanto a pandemia não estiver sob controle, o ensino a distância é mais seguro. “Eu sei que é muito distante do normal e não tem a mesma eficácia, mas é o que temos hoje. Infelizmente, nós não temos uma tecnologia onde a professoras possam transmitir o carinho que elas transmitem na sala de aula”, comenta.

Entretanto, o prefeito revelou torcer para que seja possível a volta às aulas no dia 8 de agosto, como está sendo planejado. “Tomara que volte no dia 8, isso significa que nós vencemos a doença”, justifica.

As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, comandado por Rangel na Rádio Mundi FM.

Imagem: Freepik