Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Secretário de Saúde de Tibagi explica porque o município não adotou barreiras sanitárias na prevenção à Covid-19

2020-07-09 às 10:46

A prefeitura municipal de Tibagi divulgou através das redes sociais um vídeo onde o secretário municipal de saúde de Tibagi, Wilson Silva, explicou as razões da cidade não adotar barreiras sanitárias como medida de prevenção ao contágio do Coronavírus.

Segundo Wilson, um dos motivos seria ligado a questão da eficácia da barreira. “Não existe nenhum protocolo do Ministério da Saúde ou da secretaria de Estado para realização das barreiras sanitárias. A gente entende que somente a aferição de temperatura e a conversa com a pessoa pode ser ineficiente, porque os estudos demonstram que grande parte da população pode estar assintomática”, explica.

O secretário aponta também questões ligadas ao uso do termômetro de infravermelho, usado para aferir a temperatura. “Para que eles tenham uma exatidão na sua leitura, eles precisam estar, de acordo com o fabricante, dentro de um ambiente com temperatura especificada, umidade especificada. O operador deve usar um ângulo de operação ideal e uma distância adequada para que a temperatura tenha uma fidedignidade”, aponta.

Já com relação à equipes necessárias para a instalação de barreira sanitárias em Tibagi, Wilson afirma que seriam necessário, ao mínimo, 24 profissionais de saúde e policiais cobrir três entradas da cidade. “A barreira sanitária, talvez, aqui no município de Tibagi é ineficiente por isso. É um município muito grande, muito extenso, com muitas comunidades distantes”, complementa.

O secretário lembra que desde o início da quarentena, quatro meses atrás, o corpo técnico de saúde vem estudando as melhores formas e medidas de prevenção, para barrar o aumento de casos de Coronavírus, mas que a melhor forma de proteção ainda é o cuidado individual. “Temos que continuar fazendo a própria prevenção, individual. Se cada um se cuidar, fica mais fácil para todos”, finaliza.

Veja o vídeo na íntegra

Barreira Sanitária

Medidas de enfrentamento ao novo coronavírus (Covid-19) em Tibagi. Confira o pronunciamento do secretário municipal de Saúde, Wilson Silva, sobre barreiras sanitárias.

Posted by Prefeitura de Tibagi on Wednesday, July 8, 2020

Imagens/informações: Divulgação.