O Hospital Universitário está com todos os leitos de UTI dedicados ao tratamento da covid-19 ocupados. O anúncio foi feito através da assessoria e imprensa da Universidade Estadual de Ponta Grossa na noite de ontem (14). Em seguida, o prefeito Marcelo Rangel disponibilizou a estrutura do Hospital Municipal Amadeu Puppi para dar suporte aos atendimentos emergenciais do novo coronavírus.
De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, o local possui oito leitos de UTI para atendimento e dois serão dedicados para internamentos em caso de covid-19, porém sete destes leitos já estão ocupados por outros tipos de comorbidades. “No fluxo de atendimento ao novo coronavírus o Hospital Municipal Amadeu Puppi não é porta de entrada contratualizada com o Estado. Ele recebe pacientes com outras comorbidades, mas diante do cenário epidemiológico todos temos que nos adequar e abrir alternativas de atendimento. Se for necessário abrir duas novas UTIs no HM, específicas para COVID-19, vamos fazer sem atrapalhar a rotina já realizada na estrutura hospitalar”, explica a Fundação Municipal de Saúde.
Leia na íntegra o que diz a assessoria de imprensa da Prefeitura Municipal de Ponta Grossa.
1- Rangel anunciou ontem (14) que o HM é a retaguarda para atendimento da Covid-19 neste momento de lotação no HU. Como vai funcionar este processo?
Resposta: Serão abertos, se necessário, dois leitos de UTI específicos para Covid-19 na estrutura do Hospital Municipal Amadeu Puppi. Lembrando que estes são a mais do que o Hospital já disponibiliza.
2- Quantos leitos de UTI tem ao todo no HM?
Resposta: São 8 leitos de UTI
3- Quantos leitos de UTI serão disponibilizados para covid-19?
Resposta: Se necessário dois.
4- Quantos leitos de UTI estão ocupados?
Resposta: Dos 8, 7 estão ocupados com atendimentos de urgência e emergência de retaguarda dos atendimentos do Hospital.
A reportagem do D’Ponta News tentou contato com o Hospital Bom Jesus para saber sobre a disponibilidade de UTIs para atendimento da covid-19 em Ponta Grossa, porém até o fechamento desta reportagem não obtivemos respostas.