Sábado, 27 de Abril de 2024

Número de obras da construção civil cai 55% durante pandemia em PG

2020-07-15 às 16:45

Um dos reflexos causados pela pandemia do novo coronavírus é a queda significativa de novos investimentos na construção civil. De acordo com um levantamento feito pelo portal D’Ponta News, o número de alvarás despachados pela Prefeitura para a realização de obras é 55% menor que o mesmo período de 2019. Os dados são referentes aos seis primeiros meses do ano.

Rafael Mansani, presidente da Associação dos Engenheiros e Arquitetos de Ponta Grossa, não tem dúvidas que a construção civil passa por um momento de recessão econômica. “Isso é por conta da insegurança do mercado. O mercado da construção é seguro, porém com retorno um pouco mais demorados. O empresário que aplica seus recursos está um pouco receoso, imaginando se haverá mercado para imóveis para aqui um certo tempo”, disse o engenheiro.

Mansani ainda informou que a AEAPG está analisando junto com o Conselho e Desenvolvimento Econômico uma forma planejada para essa retomada da economia, com uma possível redução de custos. “O mercado da construção civil é o que dá emprego para grande maioria a população que não tem escolaridade. Com esta queda, haverá um reflexo nas taxas de desempregos. Estamos estudando formas para que este impacto seja menor”, finaliza.

Veja o comparativo dos alvarás no período de Janeiro a Junho de 2019 e 2020.

Foto: PMPG