Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Novos leitos de UTI do Hospital Universitário devem ser entregues ainda hoje (16), afirma Rangel

2020-07-16 às 09:48

Na manhã desta quinta-feira (16), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, destacou que os equipamentos para as 10 novas UTIs da ala Covid-19 do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais devem ser entregues ainda nesta manhã (16). A previsão, segundo Rangel, é que eles estejam em funcionamento até sexta-feira (17). 

O prefeito reforça a gravidade da doença e o avanço no número de casos nas últimas semanas em todo o estado. “Todo mundo está acompanhando a evolução da doença no Paraná inteiro. As nossas UTIs no Paraná estão chegando a 90% ou 95% de ocupação e, aqui em Ponta Grossa, nos últimos dias, nós também tivemos uma elevação muito grande, porque estamos passando pelo pico da doença”, comenta.

“A primeira pergunta que todo mundo faz é que, já que estamos com a capacidade total das UTIs, se todos os pacientes são de Ponta Grossa. Não houve um aumento no número de casos graves e, na verdade, a média de internamentos em Ponta Grossa continua constante”, conta. O prefeito lembra que o Hospital Universitário é referência no atendimento à Covid-19 em todo os Campos Gerais, que compreende cerca de 1 milhão de habitantes. “Nós recebemos pacientes de toda a região e a maioria dos pacientes são de outras cidades. O que aconteceu nos últimos dias é que a doença migrou para o interior”, alerta.

De acordo com o boletim emitido pela Fundação Municipal de Saúde (FMS), na tarde de ontem (15), o município tem apenas seis pacientes confirmados com Covid-19 internados em leitos de UTI. Também estão sendo atendidos outros três pacientes de Ponta Grossa com suspeita de infecção pelo novo coronavírus que ainda aguardam o resultado dos exames.

Para Rangel, mesmo com a maioria dos pacientes em estado grave sendo de outras cidades, a situação é preocupante. “Não deixa de ser preocupante, porque nós estamos priorizando o Hospital Universitário como referência da Covid-19. Nós vamos disponibilizar mais leitos em outros hospitais para que a população não fique sem atendimento, mas é claro que quando você tem o atendimento exclusivo para o coronavírus em um só lugar, quando o hospital se torna referência, a resolutividade também é maior”, pondera.  

O prefeito aproveitou a oportunidade para agradecer ao reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto e ao vice-reitor, Everson Augusto Krum. “Impressionante como nos momentos mais difíceis da vida você faz grandes amigos. Quando você está bem fragilizado, as pessoas corretas e sérias se aproximam para te ajudar e você nunca esquece na vida”, enfatiza.

O Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG) está próximo do limite capacidade de atendimento com 19 dos 20 leitos de UTI destinados exclusivamente para o tratamento do novo coronavírus estão ocupados. Para garantir que os pacientes graves da Covid-19 recebam atendimento hospitalar, a Prefeitura Municipal está colocando à disposição leitos de UTI no Hospital Municipal, abrindo 10 novos leitos de UTI para o Hospital Universitário e ativando a contratação de outros 10 leitos no Hospital Bom Jesus como retaguarda. “A nossa intenção agora é ampliar os leitos dos Bom Jesus”, afirma.

As informações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel na Rádio Mundi FM.