Terça-feira, 19 de Março de 2024

Coluna Vinhos & Viagens: Tanino – entre os 20 melhores restaurantes do mundo

2020-07-18 às 17:01

Aos apreciadores do mundo do vinho é possível encontrar diversas opções para conhecer e visitar ao redor do mundo, principalmente após essa pandemia! Hoje, compartilho com vocês minha experiência no Chile. No país, as principais regiões produtoras são: Aconcágua, localizada ao norte, Casablanca, que está entre os melhores produtores de vinhos brancos do mundo, Colchagua, Curicó, no sul de Santiago, Limari, no norte do Chile, Maipo, Maule e Rapel.

Dentre tantas opções incríveis, vamos falar de Casablanca, que está à aproximadamente 80 km de Santiago, próxima a Valparaíso. Casablanca é conhecida pelo clima frio, influenciado pelo Oceano Pacífico, lá, entre as castas mais cultivadas, estão Chardonnay, Sauvignon Blanc e Pinot Noir, a região possui excelência na produção de vinhos brancos e, além de vinhos, também conta com atividades para toda família.

Sobre a gastronomia local, destaco o Restaurante Tanino que é reconhecido como um dos 20 melhores restaurantes de vinhedos do mundo pela revista canadense Wine Access. No dia de minha visita, optei pelo “Menu 4 tempos” que apresentava as seguintes composições e harmonizações:

1- Creme de batatas e alho-poró acompanhado de queijo camembert crocante e azeite trufado.

Harmonização: Sauvignon blanc Pequeñas Produciones Casa del Bosque — garrafa custa $11.900 pesos chilenos.

2- Sorrentinos e Funghi: massa artesanal de espinafre recheada com duxelles de cogumelos, nozes e redução de vinho porcini, acompanhados com queijo grana padano.

Harmonização: Pinot noir Pequeñas Producciones.

3- Filé Angus e texturas vegetais: Filé de res marinado em mostarda antiga, purê de cebolas caramelizadas e textura de vegetais.

Harmonização: Syrah Pequeñas Producciones — garrafa custo $ 15.300 pesos chilenos, cerca de R$ 88 reais.

O prato me chamou atenção especialmente pela textura da carne que, mesmo mal-passada, não tinha um pingo de líquido (sangue) no prato!

4- Sobremesa: Trilogia de mel do nosso campo: macarrones, pannacotta, sorvete de mel e pistache.

Harmonização: Late Harvest — garrafa de 375ml custa $ 11.539 pesos chilenos.

O menu degustação custa no total $ 48.000 pesos chilenos por pessoa, em torno de R$ 253,00 reais.

O restaurante conta com um ambiente extremamente agradável, oferecendo atendimento cordial e pratos primorosos. Os vinhos propostos para harmonização são edições limitadas e todos premiados. A Small Productions é uma versão limitada de 6000 garrafas, para as quais são colhidas apenas algumas fileiras do bairro voltado para o leste da vinha, colhidos à noite, no início de abril, os grãos são macerados com casca por 8 dias antes da prensagem. O Restaurante Tanino fica anexo à vinícola Casas Del Bosque.

Reservas de segunda a domingo, das 12h às 16h30, pelos contatos:

+56 2 24806946 / +56 9 66696529/ [email protected]

 

 

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.