Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Por que o álcool em gel ficou mais grudento? Farmacêutica ponta-grossense explica o que pode estar acontecendo

2020-07-22 às 13:40

A principal recomendação das autoridades de saúde para evitar o contágio pelo novo coronavírus é higienizar muito bem as mãos. O ideal é lavar com água e sabão e, quando isso não for possível, usar o álcool em gel.

Se você está seguindo as medidas de prevenção direitinho, deve ter percebido que o álcool em gel está mais grudento e fica com um aspecto pegajoso nas mãos. 

A farmacêutica ponta-grossense Juliana Menezes Ribeiro, responsável pela Farmácias Eficácia, explica que vários fatores podem dar esse aspecto melequento ao álcool em gel. “Pode ser desde uma alta concentração do carbopol (polímero carboxivinílico), substância usada para transformar o álcool líquido em gel, ou pode ser que tenha acabado o polímero e tenham colocado algum tipo de goma, como celulose ou goma de algas”, explica.

Desde o início da pandemia de Covid-19 o aumento inesperado da demanda por álcool em gel causou escassez de carbopol fazendo com que algumas fábricas tivessem que adotar outros espessantes.

Entretanto, a farmacêutica afirma que é difícil ter certeza do que mudou na composição do álcool em gel. “São hipóteses prováveis do que pode deixar o produto com aquele toque melequento, mas fica complicado afirmar porque cada fábrica é uma fábrica, cada farmácia é uma farmácia e cada composição é uma composição”, frisa.

Ao contrário do que muitas pessoas acreditam, isso não altera a eficácia do álcool em gel e não significa, necessariamente, que o produto seja falsificado ou adulterado. “É uma questão de farmacotécnica e composição que devem estar declaradas no rótulo”, orienta.