Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Professor da UEPG explica os riscos de deixar o álcool em gel no carro

2020-07-24 às 12:10

Durante a pandemia da Covid-19, muitas pessoas se adaptaram a uma nova situação, entre elas a do uso do álcool em gel, ou do álcool 70%. Porém, muitas pessoas tem dúvidas ou não sabem onde armazenar o produto e do que pode acontecer caso fique no lugar errado.

Perda de efetividade

Em conversa com o D’Ponta News, o farmacêutico e professor universitário, Bruno Minozzo, explica que o álcool exposto ao sol e calor pode perder a efetividade. “Armazenado no carro, no sol, ou em lugar quente, ele pode perder a efetividade, a eficácia, ou ainda evaporar de dentro do frasco, por exemplo. O ideal é observar as condições de fabricação do produto para não perder a efetividade do álcool antes do prazo de validade”, diz.

Local adequado e possíveis riscos

Ele fala também sobre o melhor local para deixar o produto e responde se existe algum risco em caso de erro no armazenamento. “Sempre é bom deixar em lugar arejado, na sombra, em local seguro, assim o álcool mantém a efetividade esperada”, relata.

Com relação a eventuais riscos, o profissional relata que existe, mas não ‘depende’ exclusivamente do álcool em gel. “É um produto inflamável, não explosivo, mas inflama se você tacar fogo nele por exemplo, principalmente o álcool 70%. Existe a possibilidade de incêndio, porém, é necessário algum outro fator externo, só o álcool em si, não”, completa.

Foto: Agência Brasil