Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Exclusivo: Quase quatro meses após a aquisição, aparelho de raio-X do Hospital da Criança segue sem uso por falta de profissional

2020-07-29 às 17:15

No início de abril um novo aparelho de raio-X foi adquirido para o Hospital da Criança em Ponta Grossa, através da atuação da Associação dos Amigos do Hospital da Criança. O novo aparelho, de ultima geração e totalmente digital, foi comprado juntamente com um transformador trifásico, uma impressora especial para os exames e suprimentos para sua operação por um período de 6 meses. O investimento total foi de R$ 355 mil.

No entanto, quase quatro meses após a compra, o aparelho continua sem funcionar. “Eu cheguei lá por volta das 14h, aí a médica disse que tinha que esperar a ambulância para levar meu filho tirar raio-X lá no Pronto Socorro. Eu saí de lá quase 21h sem conseguir o raio-x para ele”, conta Wagner Martins, que esteve no Hospital da Criança no último sábado (25), em busca de atendimento para o seu filho de seis anos.

Wagner também conta que mesmo estando de carro, não foi autorizado a levar o filho até o Pronto Socorro para a realização do exame. “Eles não quiseram liberar, disseram que tinha que ser com a ambulância, que é uma só para a cidade inteira”, coloca. Ele ainda afirma que uma médica do hospital relatou que o problema já estava acontecendo há algum tempo. “Ela me falou que não é de hoje que eles estão sofrendo com isso. Ela falou assim ‘se eu te contar que tem uma máquina novinha aqui que faz o raio-X ta ali pegando poeira'”, complementa.

De acordo com o secretário adjunto da Fundação Municipal de Saúde de Ponta Grossa, Rodrigo Manjabosco, o aparelho segue sem uso porque precisava de adequações. “O aparelho de radiologia recebido não tinha condições de ser usado assim que entregue, uma vez que precisava de adequações do local, instalação, laudo radiométrico e calibragem”, coloca. Contudo, a FMS confirma que até o momento o HC está sem técnico de radiologia para operar o aparelho. “O Hospital da Criança estava sem um técnico de radiologia pois aguardava a chegada de um novo equipamento. Esse equipamento já foi instalado e agora a FMS aguarda o término da instalação do novo tomógrafo, recebido na semana passada, para que seja realizado o treinamento da nova equipe que passará a atuar no HC já com esses equipamentos recém adquiridos”, informou a assessoria.

De acordo com a FMS, expectativa é que essa nova equipe que vai operar o aparelho de raio-X e o novo tomógrafo seja do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais. “A intenção é que em até 10 dias o fluxo de atendimento seja alterado, já com um técnico de radiologia no hospital”, complementa a assessoria.