Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Prefeitura de PG realiza semana de conscientização sobre aleitamento materno

2020-08-04 às 17:54

De 3 a 7 de agosto acontece a Semana Mundial de Aleitamento Materno, o tema para este ano é, “Apoie o Aleitamento Materno por um Planeta Saudável”. Neste período, com o apoio da Associação Amigos do Hospital da Criança de Ponta Grossa (AAHC), o Banco de Leite Humano (BLH) de Ponta Grossa confeccionou uma faixa com o tema da campanha e entregou lembranças para todas as doadoras, como forma de agradecimento pelo aleitamento, pela doação de leite humano e pela ajuda na proteção do meio ambiente.

“O leite materno é o alimento padrão ouro para os bebês, atende as necessidades nutricionais, protege contra infecções e doenças, é natural e ecológico e ajuda no combate da fome e das desigualdades sociais”, destaca a enfermeira e coordenadora do BLH, Ana De Bastiani.

Ponta Grossa tem conseguido coletar, em média, 130 litros de leite por mês, este volume supre a demanda solicitadas pelas Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) Neonatais de Ponta Grossa. “Até o momento tivemos um aumento de pelo menos 30% se comparado ao ano passado, mas precisamos da ajuda das mães que ainda não doam e percebem que tem essa sobra de leite, pois em alguns meses do ano a demanda é maior do que o volume coletado”, explica Ana.

Para ser doadora precisa ser saudável, estar amamentando o seu bebê, realizar um cadastro e seguir as orientações dos cuidados de higiene, coleta e armazenamento do leite humano. “Orientamos e fornecemos o material necessário para a coleta. Semanalmente iremos até a residência buscar o leite coletado”, completa a coordenadora.

O Banco de Leite Humano está localizado no Hospital da Criança João Vargas de Oliveira. As mães podem entrar em contato de segunda a sexta-feira, das 7h30 às 13h30, através do telefone 3220-1050 ou pelo aplicativo de mensagens 99148-1909.