Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Aeroporto Sant’Ana, em Ponta Grossa, terá voos operados por instrumentos

2020-08-11 às 09:31

Na manhã desta terça-feira (11), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, comemorou a homologação do IFR para o aeroporto Sant’Ana e a possibilidade de voos operados por instrumentos no município.

Rangel explica que a homologação do IFR significa que os voos no aeroporto poderão ser operado por instrumentos. “Pode ter o temporal que for, a aeronave se aproxima do aeroporto, é conduzida pelos instrumentos e consegue pousar com segurança”, exemplifica.

O prefeito também lembrou a dificuldade para conseguir a homologação. “O IFR é uma das coisas mais difíceis na aeronáutica. Nós levamos quatro anos para conseguir esse documento”, conta. “É uma coisa muito complicada. Tem que fazer um estudo de cada prédio no entorno e toda a geografia do local, depois vem uma aeronave de radar para fazer a verificação”, acrescenta.

Voos regulares podem retornar em setembro

O aeroporto Sant’Ana está sem voos comerciais regulares, mas segundo Rangel a Voe Pass deve voltar a operar no município em breve. “Eu conversei com o presidente da Voe Passe e eles pretendem voltar muito em breve para a cidade de Ponta Grossa. Ainda não tem uma data definida, mas eles estão trabalhando com a possibilidade de votar já no mês que vem”, frisa.   

As informações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel, na Rádio Mundi FM.