Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Vídeo: “O importante é não se calar diante de uma violência contra a criança”, diz delegada do Nucria de PG

2020-08-12 às 11:15

O programa ‘In Vogue’ apresentado por Ândrea Sasse, na TV Vila Velha, recebeu na tarde de terça-feira (11), a delegada do Núcleo de Proteção à Criança e ao Adolescente Vítimas de Crimes (Nucria), Ana Paula Cunha Carvalho. Na entrevista, ela relatou um pouco do trabalho que realiza à frente do Núcleo e da importância de não se calar mediante qualquer tipo de violência contra crianças e adolescentes.

Segundo a delegada, o Nucria atende em horário comercial de segunda a sexta-feria, porém, caso ocorra algum caso de urgência, o núcleo estará apto a auxiliar. Sobre as denúncias de crimes cometidos contra os menores de idade, ela relata que podem ser feitas nas demais delegacias, porém, o órgão responsável é o Nucria. “Por mais que faça uma denúncia em outra delegacia, será encaminhada para mim para iniciarmos as investigações no Nucria”, explica.

De acordo com Ana Paula, uma das atitudes fundamentais em casos de violência contra crianças é fazer a denúncia caso tenha ciência de um crime cometido. “O importante é não se calar diante do conhecimento de uma violência contra a criança, seja ela, física, psicológica ou sexual”, relata.

Sobre o momento de pandemia em que vivemos, onde as crianças estão em casa, sem aulas presenciais, a delegada afirma que isso pode deixá-las mais expostas a violências, uma vez que muitos dos agressores são pessoas do convívio diário. “A escola era um grande canal de denúncias, principalmente de violência física, então a escola encaminhava para nós várias denúncias, já que temos uma rede de denúncias bem fortalecida aqui na cidade”, completa.

Ainda sobre a questão da violência, a delegada faz um alerta para que, caso alguém perceba uma violência, seja contra crianças e adolescentes, seja contra mulheres, o ideal é denunciar. “Hoje temos alguns canais para denúncia, e isso é muito importante. Aquela frase antiga que dizia que em briga de marido e mulher não se mete a colher, já está superada. Se você ouvir alguém gritando, pedindo ajuda, corra, ajude, denuncie, será um auxílio que você estará prestando”, afirma.

Por fim, segundo ela, a palavra da vítima tem sim importância nos casos de agressão. “Eu sempre digo da importância de se dar ouvidos a palavra da vítima, dessa criança ou adolescente, que, por exemplo, relatou ser vítima de abuso sexual. Muitas pessoas tem medo de denunciar, pensando que a denúncia pode não ser verídica. Porém, eu sempre digo, na dúvida denuncie”, diz.

Veja a entrevista: