Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Geada é mais preocupante do que neve para a agricultura, afirma professora da UEPG

2020-08-18 às 15:30

Devido às baixas temperaturas e a umidade, pode nevar em Ponta Grossa entre quinta-feira (20) e sábado (22) desta semana. Já no domingo, a previsão é de geada para a região, quando as temperaturas devem ficar entre 2ºC e 17ºC, de acordo com o SIMEPAR. Valkiria Fabiana da Silva, pós-doutora na área de manejo de pragas e professora do curso de Agronomia da UEPG, explica que para a agricultura a neve não é tão preocupante quanto a geada.

“O fato mais preocupante, mais até do que a neve, é a geada. Se a gente for comparar, a neve ainda vem acompanhada de umidade e a geada, não. E isso afeta mais as culturas. E algumas delas, ficam mais delicadas, como o trigo, que está na fase de frutificação. Então nesse caso em específico, temos a queima de folhas e estrangulamento de colmos, que são alguns dos efeitos mais graves e que acabam provocando uma redução na produtividade”, afirma.

Segundo a professora, as culturas que podem ser mais impactadas pela geada são o trigo, milho, café e cevada. “Outras culturas, como o milho que ainda está no campo, pode sofrer um pouco com relação à geada. Mas isso vai depender de diversos fatores, como o tempo que essa geada ou a neve pode durar”, conclui.

A Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento acompanha com atenção a situação, já que a possibilidade de geada traz problemas para as lavouras, principalmente em culturas de inverno, como trigo e pastagens, a nas plantações de hortaliças e frutas.

Por causa da estiagem que se estende há cerca de um ano, o clima na primeira quinzena de agosto já tinha sido ruim para o setor, explica o engenheiro agrônomo Hugo Godinho, do Departamento de Economia Rural (Deral) da Secretaria da Agricultura. “Estamos acompanhando as previsões e torcendo para que o frio seja realmente menos intenso nos próximos dias”, diz.

Com informações da Agência Estadual de Notícias