Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Shoppings de PG registram queda de cerca de 60% nas vendas em 2020

2020-08-18 às 14:22

De acordo com dados da secretaria de Indústria, Comércio e Qualificação Profissional, as lojas dos shoppings de Ponta Grossa registraram queda de 50% a 60% nas vendas nos primeiros sete meses deste ano, em comparação ao mesmo período em 2019. Segundo José Loureiro, secretário da pasta, além dos shoppings, as lojas de rua da cidade também registraram uma queda, representando uma diminuição de 20% a 30% no faturamento de vendas.

Porém, enquanto o setor de comércio teve baixo faturamento, o setor industrial registrou um crescimento de 10% a 15% no faturamento. “O crescimento da Indústria é devido ao dólar. As empresas pararam de importar alguns produtos e passaram a trabalhar com os produtos internos daqui, já que o dólar ficou muito caro para comprar as mercadorias de fora. Da mesma forma, as indústrias daqui começaram a exportar, porque o dólar ficando mais alto, acima de R$ 5, a mercadoria pra quem compra do Brasil fica mais barata”, explica o secretário.

Situação nacional

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), por meio da Pesquisa Pulso Empresa, constatou que 44% das 2,8 milhões de empresas brasileiras foram afetadas pela pandemia. As mais impactadas são as empresas de pequeno porte, com até 49 funcionários, seguidas pelas de médio porte onde o impacto foi de 39,1%.

Com informações da Agência Brasil