Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Governador Ratinho Junior anuncia 26 novos leitos clínicos para tratamento da COVID-19 no Hospital Universitário

2020-08-19 às 13:45

Na manhã desta quarta-feira (19) o governador do Paraná, Ratinho Junior, esteve em Ponta Grossa para visitar as instalações da nova ala materno-infantil do Hospital da Criança. Na ocasião o ocasião o governador também anunciou 26 novos leitos clínicos para tratamento de pessoas infectadas com a COVID-19 no Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais, resultantes da transferência da maternidade para o HC.

De acordo com informações da assessoria da Universidade Estadual de Ponta Grossa, entidade mantenedora do HU, as preparações para a instalação dos novos leitos devem iniciar já na próxima semana. A Secretaria de Saúde do Estado deve enviar camas e demais materiais necessários para o funcionamento dos novos leitos.

“A Saúde também estuda a ampliação dos leitos de UTI, mas os pacientes da região também podem ser encaminhados ao Hospital Regional de Telêmaco Borba, que conta com 20 leitos de UTI, ou para o Rocio, em Campo Largo, que ficam a uma hora daqui”, ressaltou o governador.

Ratinho Junior explicou que o Estado habilitou cerca de 1.100 UTIs desde o início da pandemia, quase a mesma quantidade dos leitos intensivos criados ao longo dos últimos 30 anos. “Em algumas regiões, houve semanas com muitos casos de Covid-19, chegando próximo à lotação dos hospitais, sem nunca deixarmos faltar leitos”, salientou.

“Neste momento, Ponta Grossa tem um crescimento nos casos. Pensamos em uma estratégia regional, com a retaguarda em diferentes unidades, além da possibilidade de remanejar equipamentos de outras cidades, onde os casos estão mais controlados, aqui para a região”, explicou. “Temos hoje equipamentos à disposição e uma boa rede de equipes médicas e de enfermagem”.

Ala COVID-19

Na manhã desta quarta-feira (19), o Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HU-UEPG) informou que dos 30 leitos de UTI disponíveis para o tratamento da COVID-19, 29 estão ocupados. A taxa de ocupação é de 96%. Desde a última quarta-feira (12), o HU vem registrando níveis críticos de ocupação no setor de UTI.

Na enfermaria, nesta quarta-feira (19), existem apenas quatro leitos disponíveis para o tratamento de pacientes contaminados com o novo coronavírus. Dos 24 leitos disponíveis, 20 estão sendo utilizados. A taxa de ocupação é de 83%.