Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Prefeitura define que a Casa da Memória será transformada em Museu do Operário, anuncia Rangel

2020-09-10 às 08:24

Na manhã desta quinta-feira (10), o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, revelou que a Prefeitura Municipal definiu que a Estação Paraná, no Parque Ambiental, será transformada em um museu Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC). Atualmente, o edifício é conhecido por abrigar a Casa da Memória.

Segundo Rangel, a proposta foi definida em comum acordo com a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) e representantes do setor cultural da cidade. “A história do Fantasma é linda e merece ser contada, por isso chegamos num veredicto. Quando todo mundo está de acordo contem comigo que eu sou o primeiro a apoiar a ideia”, afirma.

Ele destaca que, além de beneficiar a área cultural, a iniciativa permite que o imóvel receba investimentos da iniciativa privada, da UEPG e também do Governo do Estado. “A Prefeitura não tem condições de fazer a restauração daquele prédio. Nós não temos recursos para começar as obras, mas vamos deixar o projeto pronto para que o imóvel histórico seja completamente restaurado”, garante. 

O museu também vai ter equipes de segurança, contratadas pelo próprio Operário, que vão beneficiar também o entorno. “A segurança contratada pelo OFEC vai dar proteção não somente ao imóvel, mas também ao Parque Ambiental”, acredita.

Sede da Polícia Militar

Recentemente, a Estação Paraná foi alvo de polêmica quando Rangel sinalizou que pretendia destinar o imóvel para servir de sede para a 1ª Companhia de Polícia Militar de Ponta Grossa. “Eu sempre achei que era importante ter a Polícia ali para dar segurança no Parque Ambiental”, admite. O Conselho Municipal de Política Cultural apontou ilegalidades na possível cessão do imóvel, entre eles o desvio de função.

A Estação Paraná é tombada pelo Patrimônio Histórico da Secretaria de Estado da Cultura e, desde 1994, deve ser utilizado apenas para finalidades culturais.

As declarações foram dadas durante o ‘Programa Nilson de Oliveira’, apresentado por Rangel, na Rádio Mundi FM.