Quinta-feira, 18 de Abril de 2024

Catedral de Ponta Grossa comemora 197 anos

2020-09-11 às 16:16

A matriz Sant’Ana, a primeira paróquia de Ponta Grossa, comemora 197 anos no próximo dia 15 de setembro. Data que, até o ano passado, só era lembrada apenas com uma missa em louvor à Mãe da Divina Graça, a padroeira da diocese, em 2020 vai merecer uma festa com uma rica programação religiosa e gastronômica, tudo com olhos ao bicentenário da Catedral. A intenção, inclusive, é tornar o aniversário da igreja-mãe tão tradicional quanto a Festa de Sant’Ana.

“Em vista da celebração dos 200 anos da nossa paróquia, começamos a celebrar esta data festiva, tão confundida com a data do nascimento da cidade de Ponta Grossa. Na verdade, Ponta Grossa nasce neste berço da Paróquia Sant’Ana, enquanto ela mesma nasce como paróquia. As festividades do aniversário já iniciam as preparações remotas para o seu jubileu”, comenta o pároco, padre Antônio Ivan de Campos.

A programação religiosa da festa dos 197 anos começa já neste sábado (12), com o primeiro dia do tríduo em honra à Mãe da Divina Graça, às 18 horas, na Catedral. As celebrações prosseguem às 19 horas do dia 13 e às 18 horas de segunda-feira. No dia do aniversário, 15 de setembro, a missa festiva acontece às 17 horas.

As celebrações serão presenciais, obedecendo todas as regras de distanciamento social e os cuidados sanitários, e, online para que os integrantes do grupo de risco (idosos, crianças menores de 15 anos e pessoas com problemas de saúde) possam acompanhar e participar de casa. As missas serão transmitidas pelo Facebook e pelo YouTube da Paróquia Sant’Ana.

A versão gastronômica da festa inclui a Tarde do Pastel, no sábado (12), a partir das 14 horas. No dia 15, terça-feira, acontece a Noite de Pizzas e Bolo da Vovó Sant’Ana, com pizzas sabor Calabresa com catupiry, 4 Queijos, Marguerita e Portuguesa, vendidas a R$ 30 a unidade. O bolo de aniversário, um quilo, será oferecido a R$ 40. Os ingressos podem ser adquiridos na Catedral até domingo (13). A entrega das pizzas e do bolo será feita dia 15, após a missa de aniversário, e prossegue até às 20 horas. Bolo e pizzas serão vendidos apenas sob encomenda. Os pastéis podem ser comprados na hora.