Sábado, 20 de Abril de 2024

Diocese de Ponta Grossa realiza a ‘Missa do Crisma’ nesta terça (15)

2020-09-11 às 17:48

No dia 15 de setembro, dia de Nossa Senhora das Dores, que na Diocese de Ponta Grossa é festejada com o título de Mãe da Divina Graça, a mãe de Jesus; será celebrada a Missa do Crisma, momento onde acontece a bênção e consagração dos santos óleos. A missa, que tradicionalmente é realizada na Quinta-Feira Santa e reúne presbíteros e diáconos de toda a diocese, acontece na Catedral Sant’Ana, às 9 horas. A celebração será transmitida pelas redes sociais da paróquia.

O bispo dom Sergio Arthur Braschi vai abençoar o Óleo de Enfermos e o Óleo dos Catecúmenos e sobretudo, consagrar solenemente na missa o Óleo de Crisma, o óleo mais precioso que é usado nos sacramentos do Batismo, da Crisma, e especialmente na unção das mãos do padre na ordenação e do bispo, que tem sua cabeça ungida com ele. Posteriormente, os óleos são enviados para todas as paróquias. 

De acordo com o padre Alvaro Nortok, um dos cerimoniários, em função da pandemia, a celebração será mais breve. “Será a consagração dos óleos e a renovação das promessas, sem procissão de entrada, a não ser a do bispo e dos diáconos assistentes, sem a entrada solene dos óleos”, conta o sacerdote. Cada padre já se colocará no seu lugar, mantendo o distanciamento e usando máscara. A celebração penitencial do clero, que ocorre todos os anos na cripta da Catedral Sant’Ana e antecede a Missa do Crisma, também foi suprimida. E foi cancelado o almoço, que acontece costumeiramente.

Conforme o padre Joel Nalepa, coordenador diocesana da Ação Evangelizadora, foi feito o convite para todo clero. “Mas, é feriado somente em Ponta Grossa, então é difícil ter ideia de quantos padres se farão presentes”, cita.

Da assessoria