Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Ponta Grossa 197 anos: Grupo no Facebook compartilha fotos antigas da cidade e conta com 35 mil membros

2020-09-15 às 09:44

Hoje, 15 de setembro de 2020, Ponta Grossa completa 197 anos de história. A Princesa dos Campos Gerais, cidade importante para o Tropeirismo, é o maior entroncamento rodoferroviário do Sul do Brasil, a quarta cidade mais populosa do Estado e responsável por despertar muita saudade nos ponta-grossenses que não moram mais aqui.

Movido por essa saudade, Paulo José da Costa, 70 anos, atualmente morador de Curitiba, criou o grupo ‘Antigamente em Ponta Grossa’ no Facebook, com o objetivo de compartilhar fotos antigas e preservar a memória da cidade. “A primeira coisa que me levou a criar o grupo foi a saudade, porque eu moro em Curitiba, e segundo porque eu tenho um acervo muito grande de fotografias, não só de Ponta Grossa, mas de Curitiba e do Paraná também, e eu queria fazer com que as pessoas vissem as fotos. E o terceiro motivo era de conscientizar as pessoas de que essas fotos são importantes para a memória”, explica.

Paulo José da Costa, criador do grupo ‘Antigamente em Ponta Grossa’

Atualmente, o grupo conta com mais de 35 mil membros e todos os dias as pessoas compartilham um pouco da história da Princesa dos Campos Gerais por meio de fotos de vários ângulos da Estação Saudade, ruas do Centro e casarões antigos, por exemplo.

Paulo conta que possui cerca de cinco mil fotografias da Princesa dos Campos Gerais em casa e que adquire as fotos nas casas das pessoas, por meio de doações e até leilões, e tem quatro salas de acervo fotográfico em casa. “Eu guardo as fotos aqui e a ideia é repartir nos grupos do Facebook. Cada um reparte suas coisas que tem em casa, todo mundo comenta e todo mundo ganha”, comenta.

Sobre um dos locais que mais gostava, Paulo comenta que a Estação é um dos mais queridos. “A praça da Estação foi onde eu passei a minha ‘meninice’, só que era bem diferente de hoje. Era uma praça linda, os trens ainda funcionavam e hoje é bem diferente. Mas eu tenho muita saudade de Ponta Grossa, gosto muito da cidade”, conta.

Relembre como era Antigamente em Ponta Grossa:

Imagens: Reprodução