Sexta-feira, 19 de Abril de 2024

Universidades Estaduais do Paraná lançam nota oficial em defesa da escolha direta de reitores

2020-09-19 às 11:34

Na última quarta-feira (16), as Universidades Estaduais do Paraná lançaram uma nota oficial onde defendem as escolhas diretas dos reitores e reitores, por meio de votações, como acontece desde a década de 1980. A ação combate ideias de governantes que pretendem acabar com tais votações.

Sobre esse ponto, a nota oficial se manifesta da seguinte forma. “Governantes, resguardados por prerrogativas legais, colocam-se contrários ao exercício pleno da tradição democrática das Universidades Públicas Brasileiras, contrariando os princípios defendidos pelas instituições”, afirma a nota oficial.

As instituições se baseiam na Constituição Federal, a qual concede o direito de autonomia para as Universidades Públicas do país. “O artigo 207 da Constituição Federal, fruto e vitória de um grande movimento realizado pelas próprias Instituições, concede às Universidades Públicas Brasileiras o princípio da Autonomia Universitária, que assegura, dentre outros importantes aspectos, a escolha direta de seus dirigentes máximos”, defende a nota.

A nota foi assinada pelos reitores das Universidades Estaduais do Paraná, inclusive pelo reitor da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Miguel Sanches Neto.

Confira a nota oficial abaixo:

Com informações: Associação Paranaense das Instituições de Ensino Superior Público (APIESP)\Foto: UEPG