Quinta-feira, 25 de Abril de 2024

Dia do Gaúcho é celebrado hoje (20) em homenagem à Revolução Farroupilha do Rio Grande do Sul

2020-09-20 às 12:19

Hoje, dia 20 de setembro, os gaúchos celebram o Dia da Revolução Farroupilha e também o Dia do Gaúcho. Os festejos remetem ao aniversário da revolução que começou no dia 20 de setembro de 1835 e foi a mais longa guerra separatista da história do Brasil. A resistência da proclamada República Rio-Grandense diante do Império do Brasil, que durou quase dez anos, é lembrada com orgulho pelos que se identificam com o gauchismo e com os valores farroupilhas de Liberdade, Igualdade e Humanidade.

Em todo o estado do Rio Grande do Sul, tradicionalmente a data é comemorada com desfiles, acampamentos, apresentações artísticas e outros eventos nos quais a cultura gaúcha é exaltada. Neste ano, por conta da pandemia, as comemorações serão feitas de forma online. A Secretaria de Estado da Cultura do Rio Grande do Sul, está promovendo a Semana Farroupilha Virtual – Orgulho de Ser Gaúcho, com lives de artistas da região.

Tradição gaúcha

Para o presidente do Movimento Tradicionalista Gaúcho, Nairo Callegaro, a comemoração é uma forma de resgatar e preservar valores que estavam presentes na proclamação da República Rio-Grandense pelo general Antônio de Souza Neto. “Ele era um dos mais idealistas e agiu por um ideal de república, de liberdade, de garantia de direitos à população. Pensamentos que, décadas mais tarde, foram confirmados com a proclamação da República do Brasil”, ressaltou Callegaro.

O presidente do MTG disse, ainda, que a celebração da Revolução Farroupilha é um evento da cultura brasileira. “Temos orgulho de ser brasileiros. Nosso movimento não é separatista, mas de preservação de valores culturais e artísticos, da nossa identidade regional, dos nossos costumes”.

Para Callegaro é natural que cidadãos de cada estado brasileiro sintam orgulho de suas tradições e desejem mostrá-las para o resto do País. “Eu recebi cariocas há pouco, pessoas que ficaram encantadas. Elas vêm pra cá em setembro para participar das atividades comemorativas, e os amigos gaúchos daqui vão ao Rio em fevereiro para aproveitar o carnaval de lá. Há uma troca de culturas”, concluiu.

Com informações da Agência Brasil e Portal Clic