Sábado, 20 de Abril de 2024

Fugindo da perseguição a cristãos na Síria, barbeiro faz sucesso em PG com cortes modernos e personalizados

2020-09-20 às 09:53

Uma barbearia localizada na rua Doutor Colares, no Centro de Ponta Grossa, está se destacando como a preferida de homens que buscam um estilo mais descolado. Jovens empreendedores, universitários, artistas e até políticos, como o prefeito Marcelo Rangel, estão entre os frequentadores assíduos do Syrian Barbers Club, onde o cliente pode dar um tapa no visual e, se tiver um tempinho livre, também jogar um pouco de sinuca e beber uma cerveja.

Entre uma tesourada e outra, o frequentador ainda pode ter a sorte de ouvir a cinematográfica história do proprietário do local, Omar Ryider. Como diz ele, “tudo começou na Síria, debaixo das bombas e da guerra civil”. Nascido no país que faz fronteira com Líbano, Turquia, Iraque, Jordânia e Israel, Omar atravessou o oceano em busca de uma nova vida depois que a perseguição aos cristãos atingiu novos patamares de crueldade na Síria e quando chegou a temida convocação para servir ao Exército de lá. “Como eu sou cristão evangélico, não quis lutar. A Bíblia não ensina isso”, explica.

“Aqui cada cliente tem um corte diferenciado, que diz muito sobre ele. Foi assim que eu ganhei a confiança e a fidelidade da clientela”Omar Ryider (Foto: Divulgação)

“Muitos morreram”

A Síria ocupa o nada honroso 11º lugar na lista mundial de perseguição a cristãos, “World Watch List”, publicada em 2020. O número de adeptos do cristianismo no país caiu de cerca de 6% para 2% nos últimos nove anos. “Eles matavam cristãos e cortavam a cabeça de evangélicos nas praças. Eu tinha que fugir”, relata o barbeiro.

Além disso, o receio de servir ao Exército também tinha as suas razões. “Os meus irmãos mais velhos serviram. Eles lhe dão uma AK [fuzil de fabricação russa] e umas 100 balas, que acabam em dois minutos, e você fica lá para morrer. Já o Estado Islâmico tem as armas mais modernas”, conta. De acordo com o Observatório Sírio dos Direitos Humanos (OSDH), desde que começou a guerra civil da Síria, em 2011, mais de 500 mil pessoas já morreram na região.

Em 2014, Omar chegou à terra do samba e do futebol (e da esperança) com o pai, a mãe, dois irmãos mais novos, meros US$ 100,00 no bolso e falando somente o árabe e o inglês. Dois anos mais tarde, ele e a sua família conseguiram trazer mais três irmãos que estavam no Oriente Médio. “Eu tenho saudades só das pessoas que ficaram, pois ainda tenho irmãos por lá [Omar tem 11 irmãos no total] e alguns amigos que sobraram, porque muitos morreram lutando contra o Estado Islâmico”, lamenta.

Vida nova

No Brasil, Omar e a sua família foram acolhidos pela Comunidade Cristã de Ponta Grossa (CCPG), que lhes deu lugar para morar e um curso de língua portuguesa. Para sustentar a família, Omar começou a fazer o que havia aprendido com um dos irmãos na Síria: cortar cabelo. Os seus primeiros “clientes” foram os amigos da igreja, com quem se comunicava por meio de um misto de inglês com português, enquanto via fotos dos modelos do corte que eles queriam. Depois disso, buscou se especializar. Fez cursos e workshops com grandes nomes da barbearia (entre eles, Josh Lamonaca e Elias Torrer, o “Seu Elias”, os mais importantes do mundo e do Brasil, respectivamente).

Dos cortes clássicos e sociais que fazia na Síria, Omar passou a explorar novas tendências, misturando o old school com o moderno. Ele também se destaca por fazer cortes mais personalizados, que refletem a personalidade e a fisionomia do cliente. “Aqui cada cliente tem um corte diferenciado, que diz muito sobre ele. Foi assim que eu ganhei a confiança e a fidelidade da clientela”, aponta. Hoje, o Syrian Barbers Club conta com cinco profissionais para oferecer também limpeza de pele e serviços como escova progressiva, hidratação e coloração.

“Hoje eu me sinto orgulhoso, feliz e muito grato, principalmente à minha igreja, porque, sem eles, eu estaria lutando contra grupos armados até agora, sem ter essa liberdade que eu tenho aqui”, reconhece.

DP SERVIÇO

Syrian Barbers Club

Rua Doutor Colares 579, Centro

Facebook: facebook.com/SyrianBarbersClub

Instagram: @syrian_barbers_club

Telefone / WhatsApp: (42) 9-9942-3403

Por Eduardo Godoy | Fotos: Divulgação