Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Superintendente do Aeroporto Sant’ana adia projeto político em prol dos avanços do aeroporto

2020-09-20 às 16:17

Ele conquistou quase 1 mil votos para o cargo de vereador nas eleições de 2016, ficando como 1º suplente da coligação Cidade Sustentável (PV/PTB). Colocou a Agência do Trabalhador de Ponta Grossa na seleta lista das dez melhores do país quando era o seu diretor. E, atualmente, ele é o homem por trás de toda a complexa operação do crescente Aeroporto Sant’Ana. Mas, apesar da expressiva votação no pleito anterior e do histórico exemplar na gestão pública nos últimos anos, Victor Hugo de Oliveira abriu mão de concorrer novamente à Câmara Municipal este ano em favor de um bem maior: o desenvolvimento regional.

“Eu tenho um compromisso com o aeroporto. Ao longo desses dois anos e meio que estou lá, o meu cargo se tornou extremamente técnico. Se eu sair hoje para me dedicar a uma campanha política, isso pode afetar os voos regulares e o projeto de expansão”, revela. “Foi uma decisão muito difícil, pois muitas pessoas apostavam nisso [na candidatura a vereador], assim como apostaram na outra eleição. Porém, eu tive que pensar na cidade, não seria responsável da minha parte abandonar os projetos no meio.”

No cargo de superintendente de Administração Aeroportuária desde janeiro de 2018, Oliveira acumula uma experiência rara e singular, tanto na prática quanto na teoria. Nesse tempo, ele se especializou na área de gestão aeroportuária, concluindo todos os cursos exigidos pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Segundo Oliveira, hoje apenas cinco pessoas no Paraná têm todos esses cursos. “Eu me preparei para que o aeroporto comportasse a demanda que tem hoje. Se eu saísse, o prefeito teria que achar outro profissional para assumir esse cargo, e aqui na cidade não tem. Sendo assim, foi uma decisão pensando no crescimento do aeroporto e no que está por vir”, destaca.

“O meu cargo é extremamente técnico. Se eu saísse, o prefeito teria que achar outro profissional para assumir esse cargo, e aqui na cidade não tem”Victor Hugo de Oliveira (Foto: Gabriel Ramos de Lima)

Expansão

E o que está por vir é realmente desafiador. Entre meados de agosto e setembro próximo, deve ser lançado o processo de licitação para a reestruturação e ampliação do Aeroporto Sant’Ana, em um investimento de R$ 35 milhões. “Participei de todo esse processo, e, se abrisse mão do aeroporto para concorrer ao cargo de vereador, nós poderíamos perder muito”, aponta. Oliveira foi também o responsável por organizar todo o complexo pacote de documentação, que inclui projeto executivo, plano de trabalho, licenças para início da obra e edital de licitação.

O superintendente conta que esse foi um dos principais projetos dos quais o prefeito o incumbiu. Nos últimos meses, ele trabalhou diretamente com a Secretaria de Aviação Civil (SAC), responsável pela infraestrutura dos aeroportos do Brasil, construindo o projeto de ampliação.

O recurso de R$ 35 milhões destinado a Ponta Grossa faz parte do Programa de Aviação Regional, do Governo Federal, e foi possível graças ao Fundo Nacional da Aviação Civil (FNAC), por intermédio do então deputado federal Sandro Alex. As obras incluem a construção de um novo terminal de passageiros, estacionamento para mais de 200 veículos, taxiway (espaço para deslocamento em solo ou manobra de aeronaves), pátio e área de giro de aeronaves. “Teremos três portões de embarque. O novo terminal está projetado para receber 150 pessoas por voo”, revela.

Além disso, Oliveira ainda tem como meta iniciar o processo de ampliação da pista. “Estamos em contato com o secretário [estadual de Infraestrutura e Logística] Sandro Alex para essa demanda. Com isso, vamos conseguir trazer aviões a jato e outras companhias aéreas”, sinaliza.

Essas obras se somam à conquista recente da alteração do tipo de operação do aeroporto para o sistema IFR, mais conhecido como ‘voo por instrumentos’. A operação por instrumentos garante maior segurança durante a aterrissagem dos aviões, fazendo com que os voos não precisem ser deslocados para Curitiba em caso de nevoeiro ou mau tempo.

Política

Mas engana-se quem pensa que Oliveira abandonou a carreira política. O sonho de servir à comunidade por meio de um cargo eletivo continua em sua mente. “Eu vivo o meio político. Então, tenham certeza de que no futuro pode, sim, acontecer, mas no momento estou focado no aeroporto”, garante. Oliveira já assumiu o posto de vereador durante alguns meses no ano de 2017, quando o titular Daniel Milla (PV) se afastara para tratamentos de saúde.

Já para o futuro que se aproxima, Oliveira tem a expectativa de que o próximo prefeito ou prefeita não interrompa o que foi realizado por Marcelo Rangel. “Foi uma meta do Marcelo e do Sandro [Alex] startar o aeroporto. E foi algo espetacular, até porque a gente chegou a ter três, quatro voos diários. Então, eu espero que o sucessor ou sucessora dê continuidade a todo esse crescimento que está ocorrendo”, defende.

Por Eduardo Godoy | Foto: Gabriel Ramos de Lima