Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Eleições 2020: Apenas cinco prefeitos dos Campos Gerais não podem se candidatar à reeleição

2020-09-22 às 11:51

Com as eleições municipais de novembro se aproximando, diversos candidatos irão tentar um novo mandato. Porém, há aqueles que não podem tentar mais um mandato nas Prefeituras Municipais por já terem cumprido dois mandatos em sequência.

O D’Ponta News fez um levantamento na região dos Campos Gerais e constatou que, dos 19 municípios que compõem a região segundo a Associação dos Municípios dos Campos Gerais (AMCG), cinco prefeitos não podem ser candidatos à reeleição e um optou por não ser candidato novamente.

O caso isolado é o do prefeito de Piraí do Sul, José Carlos Sandrini, que optou por não sair candidato novamente. Sandrini havia sido eleito em 2017 em uma eleição suplementar, após o prefeito eleito em 2016, Antonio El-Achkar (Toto), ter a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral.

Os outros cinco prefeitos que já cumpriram oito anos no cargo são: Marcelo Rangel, em Ponta Grossa; Juca Sloboda, em Jaguariaíva; Edir Havrechaki, em Palmeira; Osmar Blum, em Carambeí; e Lourdes Banach, em Ortigueira.

O levantamento mostra ainda que os prefeitos Cesar Silvestri Filho, de Guarapuava, e Adelmo Klosowski, de Prudentópolis, também não podem tentar mais um mandato.

No Paraná

De acordo com um levantamento promovido pela Confederação Nacional de Municípios (CNM), 25,8% dos prefeitos não podem se reeleger no estado do Paraná. Em contrapartida, 74,2% estão aptos a concorrer de novo. Desses aptos, 23 são mulheres e 273 são homens.

Já com relação às cidades com mais de 200 mil eleitores (Curitiba, Londrina, Maringá, Ponta Grossa e Cascavel), somente o prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel, não pode tentar a reeleição.

No Brasil

Ainda de acordo com o levantamento da CNM, 78,7% dos prefeitos brasileiros podem se candidatar à reeleição nos pleitos municipais deste ano. Ou seja, dos 5.568 gestores, 4.384 estão aptos a concorrer ao pleito pela segunda vez seguida.

Veja quais são os municípios que compõem os Campos Gerais:

Mapa dos Campos Gerais – Reprodução: AMCG

Por: Matheus Fanchin/Com informações: Confederação Nacional de Municípios (CNM)/Fotos: Reprodução/AMCG