Nesse mês de setembro estudantes, pós-graduandos e professores do Departamento de Odontologia da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) estão promovendo a coleta de dados de uma pesquisa multicêntrica que pretende avaliar as condições de trabalho e biossegurança dos profissionais de saúde bucal que estão atuando durante a pandemia da COVID-19. O projeto, coordenado pela UEPG, é desenvolvido em parceria com pesquisadores da Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da Universidade de Córdoba (UnC), na Argentina.
A pesquisa consiste em um formulário on-line, aplicado para profissionais da área da saúde bucal: cirurgiões dentistas, técnicos e auxiliares das redes pública e privada. Profissionais dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul são convidados a responder por e-mail enviado pelos Conselhos Regionais de Odontologia, Secretarias Estaduais de Saúde, e através das redes sociais. O mesmo formulário está sendo validado para ser aplicado também na Argentina, em uma segunda etapa da pesquisa.
Segundo a pesquisadora Márcia Baldani, o objetivo dessa pesquisa é avaliar o trabalho dos profissionais de saúde bucal na região sul do Brasil. “Queremos saber se os profissionais estão conseguindo seguir as orientações do Ministério da Saúde, se têm acesso às medidas de segurança necessários e quais as dificuldades encontradas para o exercício da profissão diante da pandemia”.
O objetivo maior é que, a partir dessa pesquisa, possam ser discutidas formas de enfrentar os desafios impostos pela pandemia. Por isso é necessário que profissionais de saúde bucal participem respondendo e divulgando entre seus colegas. O formulário pode ser respondido no link https://linktr.ee/covid.odontosul Para consultas sobre o andamento da pesquisa, novidades e resultados, o grupo de pesquisa disponibiliza informações em suas redes sociais (Instagram @covid.odontosul) e no site https://www2.uepg.br/odontocovidsul/