A cidade de Prudentópolis registrou um avanço significativo no último Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), divulgado na semana passada. Os dados mostram que a pontuação da educação municipal teve um crescimento de 0.6 nos últimos anos, chegando a 6.9, ultrapassando a meta de 6.3, estipulada para o ano de 2021.
Prudentópolis conta com aproximadamente cinco mil alunos, distribuídos em 47 escolas e oito CMEI’s, que atendem desde a Educação Infantil até o quinto ano do Ensino Fundamental. Segundo a secretária de Educação, Jane Aparecida de Souza Grande, cerca de 450 alunos de 18 escolas municipais participaram da prova do Ideb. O destaque do município ficou com a Escola do Campo Tijuco Preto, que saltou de 4.8 para 7.8, a maior nota da cidade.
Esses resultados são fruto dos investimentos que o município vem realizado nas escolas, segundo a secretária de Educação. “É uma satisfação pra gente enquanto gestor, ver esse avanço. Foram muitos investimentos, construção de salas de aulas, contratação de professores e investimento em qualidade e formação para os profissionais”, explica.
Jane destaca que a gestão atual é comprometida com a educação municipal. “Desde a Educação Infantil a gente tem esse investimento, fizemos a aquisição de uniformes de qualidade, kits escolares. A merenda escolar que é servida na área urbana é servida na no campo também, é igual para todas as escolas. Isso é uma conquista da administração atual, também investimos muito no aperfeiçoamento dos professores, fazendo visitas para acompanhar de pertinho, sempre estivemos bem atentos, graças a tudo isso, acho que a gente conseguiu”, afirma.
Para a secretária, quando a educação é valorizada e recebe investimentos, os professores sentem-se mais motivados e até os alunos se sentem mais felizes em estudar. “Quando eles têm condições de trabalho e as crianças têm o material necessário para estudar, todo mundo trabalha com vontade e com ânimo, pra que os resultados sejam excelentes”, afirma. E ela ainda complementa afirmando que a expectativa é de muito trabalho pela frente para crescer cada vez mais. “A expectativa é crescer cada vez mais. Quando a gente investe em educação e investe nas crianças, tudo melhora, as crianças crescem com uma visão diferente de mundo. A gratificação em vê-las felizes é uma motivação pra nós”, finaliza.