Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Novo diretor-presidente da Unimed PG, Eduardo Bacila defende uma medicina humana, acessível e inovadora

2020-09-27 às 10:32

O futuro chegou. Pelo menos é o que defende o novo diretor-presidente da Unimed Ponta Grossa, o médico urologista Eduardo Bacila de Sousa. Profissional reconhecido em sua especialidade, ele já integrava a diretoria da cooperativa nos últimos três anos, e, a partir de agora, pretende dar continuidade ao trabalho que vinha sendo construído, tendo a inovação como pilar.

De forma inédita, a eleição da chapa ‘O Futuro É Agora’ ocorreu durante uma Assembleia Geral Ordinária realizada em formato virtual. Com recorde de participação, foram computados mais de 460 votos, representando quase 90% do número total de cooperados aptos a votar, que utilizaram uma plataforma digital certificada para eleições online.

A eleição da nova chapa também foi marcada por outro fato inédito: é a primeira vez, em 42 anos, que uma mulher ocupa um cargo na diretoria executiva da Unimed Ponta Grossa. Diretora de Mercado e Desenvolvimento, Michele Cação Ribeiro divide a diretoria também com os médicos Anderson Ghirotti Brega (diretor financeiro) e Rafael Francisco dos Santos (diretor administrativo).

A nova função de Bacila é desafiadora e de grande responsabilidade. Afinal de contas, a cooperativa presta atendimento para cerca de 100 mil beneficiários em toda a região, sendo 72 mil somente em Ponta Grossa. É ainda referência em todo o estado, por ser detentora do maior recurso próprio do Sistema Unimed no Paraná. Atualmente, são 551 cooperados ativos e 798 colaboradores, em 16 municípios.

Na entrevista a seguir, o médico fala sobre metas, desafios e planos da nova diretoria executiva da cooperativa em Ponta Grossa.

Quais são as suas metas como diretor-presidente da Unimed Ponta Grossa para esse triênio?

Quero consolidar a Unimed como sinônimo de medicina de qualidade, focada em gerar trabalho para os médicos cooperados e colaboradores, e buscando aumentar cada vez mais a satisfação dos beneficiários, reforçando o nosso propósito de cuidar das pessoas.

Administrar uma cooperativa da dimensão da Unimed Ponta Grossa não deve ser fácil. O que tanto é preciso equilibrar?

Sem dúvida, é um grande desafio, um projeto pessoal que agora torna-se realidade e se torna um projeto em prol do coletivo – cooperados, beneficiários e colaboradores –, com o qual quero contribuir expressivamente. O grande papel do líder é saber equilibrar as expectativas de todos os públicos que se relacionam com a empresa, com sustentabilidade econômico-financeira e social. A participação efetiva na gestão, nos últimos seis anos, agregou experiência, e, a partir disso, foi possível tornar a Unimed Ponta Grossa referência em saúde nos Campos Gerais e no Sistema Unimed do Paraná. Algo que pretendemos fomentar e aprimorar continuamente.

O que os clientes podem esperar desta nova gestão?

A principal proposta desta gestão é manter uma medicina de qualidade, humana, acessível e inovadora, mantendo a posição da Unimed Ponta Grossa como referência na região.

O título da chapa eleita era ‘O Futuro É Agora’ e reuniu profissionais jovens na diretoria. Para você, o que significa dizer que “O futuro é agora”?

A pandemia do novo coronavírus exigiu a criação de novos fluxos, processos e rotinas, a antecipação de projetos de médio e longo prazo e a adaptação de outros, sempre com foco em atender à necessidade dos nossos principais alicerces: o beneficiário, o cooperado e o colaborador. Cuidamos de pessoas, cuidamos de famílias, construímos uma cooperativa forte que precisa ser perene. O futuro chegou.

Qual é o papel da tecnologia neste futuro?

A tecnologia propicia um ganho importante nos processos internos, na agilidade do atendimento e nas tomadas de decisões, tornando a experiência do beneficiário diferenciada e acolhedora.

Nos últimos anos, vimos uma expansão muito grande da cooperativa, com a ampliação do Hospital Geral Unimed (HGU) e a abertura de novos laboratórios, por exemplo. E, agora, onde mais veremos a Unimed?

A Unimed Ponta Grossa cresceu e ocupa uma posição de destaque nos Campos Gerais, figurando entre as 500 maiores empresas do sul do Brasil. A expansão de recursos destinados à assistência se justifica para melhor atender à comunidade da região. Estamos presentes em várias cidades importantes, gerando trabalho e renda para inúmeras famílias. E isso não pode parar. De forma planejada e estruturada, sempre há mais para expandir, crescer e garantir o cuidado das mais de 70 mil vidas que confiam em nós.

Sabemos que a Unimed tem um histórico de responsabilidade social que vai além dos clientes e cooperados. O que a cidade como um todo pode esperar da Unimed nos próximos anos nesse quesito?

Toda a comunidade de Ponta Grossa – e também a região dos Campos Gerais – pode contar com a manutenção e a ampliação dos projetos de responsabilidade social, destacando-se o ‘Natal Cooperativo’, o Espetáculo de Páscoa, a campanha ‘Doe Amor e Alimentos’, o projeto ‘Linda de Lenço’, e as ações internas voltadas ao Dia das Crianças, entre outros.

Por Eduardo Godoy | Fotos: Divulgação