Terça-feira, 19 de Março de 2024

Vinhos & Viagens: Juazeiro – A Terra das Carrancas

2020-10-13 às 16:57

Localizada ao norte da Bahia, Juazeiro conta com aproximadamente 197 mil habitantes e muitas histórias, lendas, gastronomia, turismo e calor. A cidade também é conhecida como terra das carrancas, que são figuras antropomórficas esculpidas em madeira. Além de serem utilizadas como objetos decorativos em proa de embarcações, também tinham a função de afastar maus espíritos, evitar que embarcações afundassem e, ainda, de atrair os peixes.

Juazeiro está situada em uma região semiárida  e conta com o privilégio de ter uma linda orla banhada pelo Rio São Francisco, considerado o Nilo do sertão brasileiro. Da cidade é possível, por meio de embarcações, visitar ilhas ou ir até sua cidade-irmã, Petrolina, pelo rio. Na orla juazeirense encontra-se a estátua do Nego D’água, no bairro Angari. O monumento foi feito pelo escultor juazeirense Ledo Ivo Gomes de Oliveira, a obra tem mais de doze metros de altura e foi construída dentro do leito do rio, em sua homenagem.

Orla de Juazeiro, ao fundo a ponte Eurico Gaspar Dutra e do outro lado Petrolina.

Segundo a lenda, o Nego amedrontava as pessoas que por ali passavam, partindo anzóis de pesca, furando redes, dando sustos em pessoas nos barcos, etc. Suas características são muito peculiares: ele seria a fusão de um homem negro alto e forte com um anfíbio, por isso apresenta nadadeiras e corpo coberto de escamas mistas com a pele.

Severino Borges, o “Bitinho”, confeccionando uma carranca

O músico João Gilberto, que nasceu em Juazeiro em 10 de junho de 1931 e é considerado um dos revolucionários da música brasileira, também foi homenageado com uma estátua na cidade. Outra celebridade também juazeirense é a cantora Ivete Sangalo. 

Estátua de João Gilberto

A cidade conta também com o Centro do Artesão e o Museu do São Francisco. Na gastronomia se destacam a carne de bode e o peixe cari originário do Rio São Francisco. Para quem pretende fazer uma visita ao município baiano, o aeroporto Senador Nilo Coelho é o mais próximo da cidade.

Confira no vídeo abaixo um pouco da história de um dos mestres carranqueiros da cidade, o Sr “Bitinho” que nos recebeu em sua casa onde também fica a sua oficina de Carrancas:

https://www.instagram.com/tv/CGS6MUPBPGV/?igshid=1m28zef0rv6z7

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.