Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Exclusivo média móvel: Número de mortes por COVID-19 em Ponta Grossa têm queda de 14% nas duas últimas semanas

2020-10-16 às 16:44

Nesta sexta-feira (16), o portal D’Ponta News divulga novamente o gráfico com a chamada média móvel, que você já conhece, mas desta vez acompanhando o número de mortes causadas pelo coronavírus no município. O indicador recomendado por especialistas e adotado por diversos veículos da imprensa internacional, para que possa acompanhar dados mais detalhados sobre a pandemia da Covid-19 em Ponta Grossa. A atualização é semanal, sempre nas sextas-feiras. 

O gráfico mostra que a média móvel do número de mortes de coronavírus em Ponta Grossa teve queda de 14% nas últimas duas semanas em relação ao mesmo período anterior. Nas duas últimas semanas, a média foi de 1,3 óbitos registrados por dia em Ponta Grossa. Nos quinze dias anteriores, a média era de 1,6 mortes a cada dia.

De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde (FSM), Ponta Grossa registra atualmente 6.177 casos acumulados de coronavírus e 125 mortes em decorrência da doença. Desse total, 19 foram confirmadas nas duas últimas semanas, ou seja, 15%.

O primeiro óbito causado pelo coronavírus em Ponta Grossa foi registrado no dia 09 de junho. Mais de três semanas depois, no dia 02 de julho, o município confirmava a segunda morte. Durante todo o mês de julho foram 12 vidas perdidas para a Covid-19. Em agosto, a contaminação por coronavírus foi a causa de 41 mortes e durante o mês de setembro, o município contabilizou 51 óbitos em decorrência da doença.

Importância dos dados detalhados

Desde o início da pandemia da Covid-19, o D’Ponta News divulga diariamente os novos casos de coronavírus registrados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em Ponta Grossa e se esforça para levar até você as informações mais atualizadas sobre a doença para que você possa acompanhar a evolução dos casos e das mortes causadas pelo coronavírus no município. 

Neste período, você deve ter acompanhado que em alguns dias há a confirmação de que a Covid-19 foi a causa da morte de pacientes que faleceram alguns dias antes. Isso acontece quando a pessoa é internada, o material é coletado para exame, mas o paciente tem complicações e vem à óbito antes que o resultado do teste fique pronto. Nesses casos, o boletim aponta como óbitos ainda a serem confirmados.

Além disso, existem atrasos nos registros, falta de testes e outros fatores que não têm relação com o avanço da pandemia do novo coronavírus. Além disso, a diferença tão grande torna difícil para a população entender se os números estão aumentando ou diminuindo. 

Pensando nisso, o Portal D’Ponta News preparou um gráfico exclusivo utilizando a média móvel. De acordo com os especialistas, esta é a melhor forma de acompanhar o comportamento da pandemia.

O que é a média móvel

A média móvel é um recurso estatístico que permite suavizar essas grandes diferenças nos números para identificar a tendência e a evolução ao longo do tempo. O Portal D’Ponta News optou por considerar um período de sete dias. Dessa forma, a média é feita pela soma dos últimos sete dias, divididos por sete. Os números de um dia são carregados para o dia seguinte, ou seja, se movem.