Unimed PG ultrapassa a marca de 5 mil pacientes monitorados

  • 16/10/2020
Unimed PG ultrapassa a marca de 5 mil pacientes monitorados

Com tecnologia e equipe exclusiva, programa da cooperativa visa contribuir com a redução dos índices de transmissão do novo coronavírus

O Programa Bem Cuidado da Unimed Ponta Grossa, voltado ao acompanhamento de pacientes com sinais e sintomas gripais, passou da marca de cinco mil pacientes monitorados, entre clientes, médicos cooperados, colaboradores e respectivos dependentes.

Implantado no início da pandemia, em março, o objetivo inicial do programa é reduzir a busca direta pelo Pronto Atendimento, para que a unidade possa se dedicar ao atendimento dos casos mais graves.

De acordo com Monica Traub, gerente de Atenção à Saúde da cooperativa, “com o monitoramento, é possível diminuir o número de pacientes infectados retornando ao hospital, pois o acompanhamento é feito por teleconsulta com o paciente em isolamento domiciliar. Isso contribuiu para salvaguardar os profissionais de saúde, contribuindo para o baixo índice de afastamento das equipes”.

O encaminhamento é feito a todos os pacientes que apresentam sinais ou sintomas gripais, atendidos pelo Pronto Atendimento do HGU, por um médico em consultório, pelo SESMT das empresas clientes do plano de saúde e também por aqueles que fazem busca ativa pelo programa, por um número de telefone exclusivo para este fim.

Empregabilidade e sociedade

A equipe do Bem Cuidado que faz o monitoramento dos pacientes é multidisciplinar, composta, principalmente, por enfermeiros e técnicos de enfermagem, além de médicos pneumologista e infectologista, e farmacêutica.

“A maioria destes profissionais fazem parte do grupo de risco e conseguimos com que não precisassem se afastar, continuassem ativos e motivados contribuindo com conhecimento e cuidado para tantas pessoas durante esse período pandêmico”, explica Monica.

Ao longo dos últimos seis meses, o Programa Bem Cuidado tem recebido novas funcionalidades e passado por atualizações constantes. Monica acredita que isso tenha contribuído para melhorar a cultura de prevenção à Covid-19 e causado impacto nos índices de transmissão na área de atuação da cooperativa.

“Percebemos que o papel do Bem Cuidado também se tornou um ponto de acolhimento e segurança a essas pessoas. Possibilitou um melhor entendimento de que o melhor lugar para se recuperar dos sinais e sintomas gripais é em isolamento em casa, recebendo apoio e orientações adequados para cada caso. Isso contribuiu para que houvesse menos pessoas potencialmente transmissores circulando, ajudando a prevenir o descontrole da doença”, finaliza.

Sobre o Bem Cuidado

Toda a tecnologia foi desenvolvida pela própria Unimed Ponta Grossa e também é oferecida gratuitamente para as empresas contratantes, visando oferecer mais segurança e cuidado além dos recursos assistenciais.

O sistema disponibilizado aos contratantes contempla a plataforma completa, com estratificação de colaborador suspeito ou confirmado por área de atuação, por grupo de risco, por sintoma, se está em isolamento ou somente monitoramento e se buscou atendimento hospitalar.

Recentemente, o programa foi finalista da edição 2020 do prêmio Referências da Saúde, promovido pelo portal Saúde Business.

Da Assessoria

+ Notícias