Quarta-feira, 24 de Abril de 2024

Campanha ‘Cartas do Bem’ incentiva mensagens para pacientes em tratamento oncológico

2020-10-21 às 14:37

O tratamento do câncer, em especial o de mama, é doloroso. A paciente enfrenta reações físicas adversas, e tantas outras psicológicas. As dores físicas são inevitáveis, mas as da alma podem ser amenizadas com a ajuda de pessoas alheias. Foi pensando nisso, que a Conceito Imóveis, através da Conceito do Bem e em parceria com o Palladium Shopping Center de Ponta Grossa, desenvolveu a campanha Cartas do Bem. A ideia é incentivar as pessoas a escreverem cartas para as pacientes que estão em tratamento do câncer de mama. 

A ação começa nesta quinta-feira (22) e segue  até o dia 31. O Palladium Shopping Center destinou um espaço, no térreo, onde as pessoas poderão escrever as cartas com mensagens de motivação e solidariedade para as pacientes que estão em tratamento. As mensagens também poderão ser escritas num quadro. O objetivo é levar esperança e coragem para cada paciente que passa pelo tratamento. As correspondências ficarão expostas em um painel, e ao final da campanha serão entregues nas instituições que prestam serviços de tratamento do câncer de mama. 

A ação é em alusão à campanha Outubro Rosa, desenvolvida mundialmente, com a intenção de incentivar o diagnóstico precoce do câncer de mama. Segundo o diretor da Conceito Imóveis, Mauricio Antunes, neste ano, a Conceito Imóveis decidiu inovar e olhar com mais atenção para as pacientes que já estão em tratamento. “A gente não consegue intervir no tratamento, fazendo com que ele cause menos dor à paciente, mas podemos dedicar um tempo nosso, enviando apoio, carinho, solidariedade através das cartas”, diz. 

De acordo com a psicóloga Maria Aparecida de Souza Malcher, que faz o acompanhamento de pacientes com câncer, ao receber o diagnóstico e posteriormente iniciar o tratamento, a mulher fica muito fragilizada emocionalmente. Além do tratamento convencional necessário, é importante também cuidar do emocional da paciente, e o apoio da família, amigos e grupos é fundamental para esse suporte. Segundo Maria Aparecida, ações como Cartas do Bem ajudam nesse suporte. “É uma fase muito difícil, do diagnóstico ao tratamento, e é muito importante para elas esse tipo de apoio, com mensagens positivas”, diz. 

Da assessoria