Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Jovem com doença rara faz campanha para realizar cirurgia de R$ 150 mil

2020-10-21 às 11:19

Rovania Ortiz tem 24 anos e foi diagnosticada com distonia cervical, um distúrbio do movimento caracterizado por contrações dos músculos do pescoço e cabeça, causando movimentos involuntários, postura irregular e muita dor. É uma doença rara que não tem cura. 

A jovem conta que os sintomas começaram há dois anos, quando ainda era só uma dor no pescoço. “A princípio era só uma dor no pescoço, nada demais, até que foi evoluindo progressivamente com pequenos espasmos, tremores e torções. A causa da minha distonia é de origem idiopática, não tenho ninguém na família que tem ou que possa ter tido”, conta.

Rovania conta que as dores causadas pela doença a impedem de realizar as tarefas mais simples de casa e até do trabalho, já que ela é fisioterapeuta residente no Hospital Universitário de Ponta Grossa. “Imagina você tendo uma contração muscular a todo momento: a dor é demais”, conta.

Desde o início do diagnóstico, Rovania realiza tratamentos com toxina botulínica, que melhora na dor, mas não ajuda nos movimentos. Para ajudar a controlar a doença, Rovania precisa realizar a cirurgia de Estimulação Cerebral Profunda (ECP) que custa mais de R$ 150 mil.

Esse procedimento alivia os sintomas da doença, melhorando a qualidade de vida ao longo prazo. “Hoje em dia eu não tenho condições de pagar, por ser uma cirurgia de muito alto custo, por isso alguns amigos me motivaram e eu resolvi fazer a vaquinha. Hoje o que eu mais quero na vida é realizar essa cirurgia, porque além da dor, ela também causa uma redução de autoestima, já tem um bom tempo que eu não consigo mais me ver como antes”, destaca.

Para contribuir com qualquer valor em dinheiro, basta acessar a vaquinha virtual pelo link: http://vaka.me/1476612 ou realizar depósito em conta corrente.

Conta Bancária: 
Banco do Brasil 
Conta Corrente 
Rovania Aparecida Ortiz 
Agência: 1767-1 
Conta: 15865-8 
CPF: 437.269.318-48  

Foto: Reprodução/Redes Sociais