Sexta-feira, 29 de Março de 2024

Vinhos & Viagens: 23 de outubro – Champagne Day

2020-10-23 às 16:26

O champagne é um vinho branco espumante produzido na “região” de Champagne no nordeste da França.

O nome Champagne’ é uma AOC (Appellation d’Origine Contrôlée), a mais rigorosa Denominação de Origem utilizada e criada na França em 1920, equivalente à DOC utilizada em Portugal. Por isso somente os espumantes produzidos nesta região podem ser chamados de champagne (existe uma discussão na justiça com a brasileira Peterlongo que também utiliza o mesmo nome). No seu corte são utilizadas as castas (uvas) chardonnay,pinot noir e pinot meunier.

São duas datas em que comemoramos a existência dessa bebida tão famosa mundialmente e sinônimo de celebração.

O Champagne Day é um conceito que nasceu nos EUA, por iniciativa do blogueiro americano Chris Oggenfuss que quis homenagear o vinho dos reis no dia 23 de outubro, mas, também temos o dia Mundial do Champagne que foi definido pelo Gabinete de Comunicação de Champagne (França) no dia 28 de outubro. Na dúvida comemoremos as duas datas!

Foto: CBN Campinas

 

Vinhos & Viagens

por Patrícia Ecave

Patrícia Ecave é jornalista, digital Influencer e sommelière paranaense. Trabalhou com radiojornalismo, assessoria de imprensa, eventos, produção de vídeos, funcionalismo público, gestão administrativa e gestão de pessoas. Realizou viagens enogastronômicas e cursos no país e no exterior, como Vale dos Vinhedos, Cone sul e Europa. Organiza workshops, cursos, jantares harmonizados, treinamento de equipes e consultoria geral. Escreve sobre viagens, vinhos e gastronomia.