Terça-feira, 16 de Abril de 2024

Dia do Dentista: profissional de PG conta sobre desafios da profissão durante a pandemia

2020-10-25 às 10:00

Neste domingo (25) é comemorado o dia do dentista no Brasil. Mesmo em um período desafiador como este, os profissionais redobraram os cuidados de higiene e segurança para continuar atendendo aos pacientes.

De acordo com o Conselho Regional de Odontologia do Paraná (CRO-PR), esta data foi escolhida porque no dia 25 de outubro de 1884 foi assinado o Decreto Lei 9311 autorizando a criação do curso de graduação de Odontologia, que formou os primeiros profissionais da área no Brasil. Caroline Miranda é dentista e sócia-proprietária na Clínica Tutti Ridono Odonto Spa, em Ponta Grossa. Para ela, a profissão envolve não somente os cuidados com a saúde bucal, mas com a autoestima dos pacientes.

“Para uma pessoa sorrir, além do sorriso visivelmente bonito, a autoestima e bem estar do paciente como um todo devem caminhar lado a lado. E na clínica, tanto pra mim quanto para os outros profissionais que trabalham aqui, nenhum paciente é só mais um paciente, ele é o amor da vida de alguém, ele é o filho, é o pai, é a mãe, é a vó, são únicos”, afirma.

Durante este período de pandemia, em que muito se fala sobre imunidade, é indispensável manter a saúde bucal em dia, segundo Caroline. ” Nossa boca é uma das principais portas de entrada de bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde, tanto é que a maior barreira utilizada para tentar inibir a infecção pelo corona vírus é a máscara, que cobre a boca e o nariz. Então manter a boca livre de patógenos infecciosos ao longo do dia e antes de dormir à noite é essencial agora”, explica.

Protocolo de segurança redobrado

A clínica iniciou as atividades no mês de março, na época em que o primeiro caso de coronavírus foi confirmado em Ponta Grossa. Diante de uma situação completamente inesperada, Caroline conta que os primeiros meses da pandemia foram difíceis. “Nas semanas consecutivas em que a doença foi avançando e tomando proporções assustadoras, visto que o número de óbitos no país crescia em paralelo com o número de novos casos da doença, optei por fechar a clínica por 30 dias”, explica.

Durante este período, Caroline buscou por todas as medidas possíveis de segurança para que, quando os atendimentos retornassem, continuasse sendo seguro para os pacientes e para os profissionais. “Passamos a marcar pacientes com 40 minutos de intervalo entre um e outro, para realizar uma assepsia e desinfecção adequada da sala e demais ambientes que o paciente tenha circulado. Disponibilizamos álcool em gel em todos os ambientes da clínica e propé para colocarem em seus calçados. Sem contar em toda a paramentação extra dos profissionais descartada em cada novo atendimento”, pontua.

Atualmente, a clínica conta com cinco profissionais, abrangendo a área da odontologia como um todo, e possui alguns diferenciais. “A nossa clínica possui alguns diferenciais sendo eles: Atendimento 24h, atendimento Home Care (durante a pandemia fizemos alguns atendimentos para imunidade), aromaterapia (para pacientes com ansiedade por exemplo, é muito eficaz na hora de realizar os procedimentos), endodontia microscópica, laserterapia (pré e pós operatória), entre outros”, destaca.

A clínica fica localizada na rua Joaquim de Paula Xavier, 444, Jardim América. Para mais informações, o número de contato é: (42) 3025-6906.

Fotos: Divulgação