Sábado, 20 de Abril de 2024

Castro terá dois colégios cívico-militares em 2021, anuncia prefeito Moacyr Fadel

2020-10-26 às 17:44

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira (26), no Palácio Iguaçu, que o programa de colégios cívico-militares será implementado em 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do Estado a partir de 2021. Em Castro, na região dos Campos Gerais, serão instalados dois desses colégios. Sobre isso, o prefeito Moacyr Fadel Junior anunciou que a cidade foi contemplada com o projeto. Ele aproveitou a ocasião para dizer quais os colégios que seguirão esses moldes.

“A pedido do deputado Alexandre Curi comunicamos que o governador autorizou hoje o funcionamento de dois colégios cívico militares em Castro. A partir do ano que vem, funcionarão nesse modelo os Colégios Estadual Joana Torres Pereira e Nicolau Hampf”, disse o prefeito.

Confira abaixo a publicação feira pelo prefeito Moacyr Fadel Junior sobre o tema:

https://www.facebook.com/MoacyrFadelJunior/photos/a.314160435590346/1302106390129074/

Paraná terá 215 colégios cívico-militares

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira (26), no Palácio Iguaçu, que o programa de colégios cívico-militares será implementado em 215 colégios estaduais de 117 municípios de todas as regiões do Estado a partir de 2021. O investimento direcionado a cerca de 129 mil alunos será de cerca de R$ 80 milhões. É o maior projeto do País nessa área.

“Esse programa será transformador para o Paraná. Para entregar a melhor educação do Brasil precisamos ampliar os projetos e trazer novas ideias”, afirmou Ratinho Junior. Ele destacou que a média das escolas cívico-militares no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) é 20% maior do que na educação tradicional. “Esse é um modelo vencedor. Se é vencedor, queremos ofertar essa modalidade. A implantação será feita de forma democrática”.

A nova modalidade de ensino funcionará com gestão compartilhada entre militares e civis em escolas do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e no Ensino Médio. As aulas continuarão sendo ministradas por professores da rede estadual, enquanto os militares serão responsáveis pela infraestrutura, patrimônio, finanças, segurança, disciplina e atividades cívico-militares. Haverá um diretor-geral e um diretor-auxiliar civis, além de um diretor cívico-militar e de dois a quatro monitores militares, conforme o tamanho da escola.

Os colégios foram selecionados pela Secretaria de Educação e do Esporte e haverá uma consulta à comunidade escolar a partir desta terça-feira (27) para oficializar a indicação. Um dos diferenciais é o aumento da carga horária curricular, com aulas extras de português, matemática e valores éticos e constitucionais. A lei foi aprovada neste ano pela Assembleia Legislativa do Estado, mas o programa está sendo planejado desde o ano passado.

Confira a lista das escolas AQUI.

Com informações: AEN/Foto: Reprodução/Facebook