Terça-feira, 23 de Abril de 2024

Justiça concede liminar que impede divulgação de pesquisa eleitoral para a Prefeitura de PG

2020-10-28 às 14:15

Uma pesquisa realizada pelo instituto Pesquisa, Planejamento e Marketing sobre a corrida eleitoral em Ponta Grossa teve a divulgação impedida através de decisão do juiz Leonardo Souza, da 15ª Zona Eleitoral. A pesquisa foi realizada entre os dias 22 e 23 de outubro, e a previsão de divulgação era para o sábado (31).

O levantamento foi contratado pela Rádio Central do Paraná, filiada da Rede Massa em Ponta Grossa. O pedido para a impugnação da pesquisa partiu da coligação ‘União de Forças por Ponta Grossa’, do candidato a prefeito Marcio Pauliki (SD). O pedido de impugnação teve como base as alegações de que a pesquisa apresenta “uma série de vícios, tais como ausência de indicação da base de dados utilizada, inconsistências no número de entrevistados e nas ponderações de faixas etárias e de escolaridade”, entre outros fatores.

No pedido de impugnação consta ainda a afirmação de inconsistência em relação aos cenários de um eventual segundo turno. Segundo a decisão, a pesquisa “narrou, ainda, que a representada [instituto PPM] já se antecipou e realizou perguntas sobre as intenções de voto para o segundo turno, indicando apenas três candidatos para aquela etapa do processo eleitoral”, determinou a sentença.

Foto: PMPG