Quinta-feira, 28 de Março de 2024

Exclusivo Média Móvel: Número de casos de Covid-19 em PG tem queda de 9% nas duas últimas semanas

2020-10-30 às 09:04

Nesta sexta-feira (30), o portal D’Ponta News divulga novamente o gráfico com a chamada média móvel, indicador recomendado por especialistas e adotado por diversos veículos da imprensa internacional, para que possa acompanhar dados mais detalhados sobre a pandemia da Covid-19 em Ponta Grossa. A atualização é semanal, sempre nas sextas-feiras. 

O gráfico mostra que a média móvel do número de casos de coronavírus em Ponta Grossa teve queda de 6% nas últimas duas semanas em relação ao mesmo período anterior. Na últimas duas semanas, a média de 59 novos casos registrados por dia em Ponta Grossa. Nos quinze dias anteriores, foram 63 novos pacientes diagnosticados a cada dia.

Entretanto, pelo gráfico é possível perceber que após uma queda intensa, os casos de Covid-19 em Ponta Grossa voltaram a subir na última semana. Provavelmente mente a alta nos números foi impulsionada pelo feriado prolongado em comemoração ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, em 12 de outubro. Agora, nesta semana, os casos desaceleraram novamente.

De acordo com dados da Fundação Municipal de Saúde (FSM), Ponta Grossa registra atualmente 7.003 casos acumulados de coronavírus, sendo que 826 pacientes foram registrados nas duas últimas semanas, ou seja, 12% do total. 

No dia 01 de setembro, a FMS informou ainda o registro retroativo de 140 casos de coronavírus. São pacientes que contraíram o vírus em meses anteriores. Como é impossível saber em qual dia os casos foram diagnosticados, o  D’Ponta News optou por não acrescentar esses números na análise da média móvel para evitar distorções.

Importância dos dados detalhados

Desde o início da pandemia da Covid-19, o D’Ponta News divulga diariamente os novos casos de coronavírus registrados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) em Ponta Grossa e se esforça para levar até você as informações mais atualizadas sobre a doença para que você possa acompanhar a evolução dos casos de coronavírus no município. 

Neste período, você deve ter acompanhado que em alguns dias há um número expressivo de casos, em outros uma queda abrupta. Por exemplo, na última terça-feira (27), a FMS informou que 97 pacientes foram diagnosticados com coronavírus em Ponta Grossa. No dia seguinte, quarta-feira (28), foram registrados 48 novos casos da doença. 

Essa variação diária pode ser causada por atrasos nos registros, falta de testes e não têm relação com o avanço da pandemia do novo coronavírus. Além disso, a diferença tão grande torna difícil para a população entender se os números estão aumentando ou diminuindo. 

Pensando nisso, o Portal D’Ponta Newspreparou um gráfico exclusivo utilizando a média móvel. De acordo com os especialistas, esta é a melhor forma de acompanhar o comportamento da pandemia.

O que é a média móvel

A média móvel é um recurso estatístico que permite suavizar essas grandes diferenças nos números para identificar a tendência e a evolução ao longo do tempo. O Portal D’Ponta Newsoptou por considerar um período de sete dias. Dessa forma, a média é feita pela soma dos últimos sete dias, divididos por sete. Os números de um dia são carregados para o dia seguinte, ou seja, se movem.