Sexta-feira, 26 de Abril de 2024

Hospital Universitário de PG recebe 17 bolsas de residência médica

2020-11-18 às 11:36

O Hospital Universitário de Ponta Grossa (HU-PG) recebeu 17 bolsas em todos os programas de residência médica do Hospital, financiadas pelo Governo Federal. Em todo o Paraná, foram 44 bolsas disponibilizadas e esta conquista coloca o estado atrás somente de Minas Gerais e São Paulo, no número de aquisições de bolsas pelo Ministério da Saúde.

De acordo com Tatiana Cordeiro, Coordenadora da Comissão de Residência Médica do HU-PG e Presidente da Comissão de Residência Médica do Paraná, a conquista é um diferencial, não só para a cidade, mas para o Paraná como um todo. “Aqui no Paraná, boa parte dos recursos dos Hospitais Universitários, são pagos pelo Estado, pela SESA e SETI. Então o HU passou por uma mudança de CNPJ e com isso a gente ficou habilitado a pedir bolsas federais. Então esse dinheiro das bolsas não vai sair do orçamento do Estado, esse dinheiro vai ficar para suprir outras demandas”, explica.

Além disso, Tatiana ressalta a importância da formação dos médicos residentes em Ponta Grossa. “A residência médica é a formação de profissionais especialistas. Então a gente coloca esses médicos no mercado e conseguimos preencher essa falta de médicos especialistas, porque muitos desses se formam aqui e ficam aqui. Isso é o HU fazendo a parte dele”, afirma.

Foto: SESA