Sábado, 14 de Dezembro de 2024

Dia do Folclore: confira dicas de livros para abordar o assunto com as crianças

2021-08-22 às 15:42

Quem nunca ouviu falar em saci-pererê, lobisomem e curupira? Esses personagens lendários estão presentes em diversos livros infantis, mas, mesmo fazendo parte de histórias contatadas às crianças, você já pensou em utilizá-los para explicar aos pequenos o que é Folclore? Neste domingo, 22 de agosto, se comemora o Dia do Folclore Brasileiro e para celebrar essa data em família que tal ler um bom livro para o seu filho e explicar a ele que Folclore é o conjunto de todas as tradições, lendas e crenças?

Para te ajudar na escolha do título, a especialista em Literatura e diretora do Clube de Leitura Quindim, Renata Nakano, traz a dica de três livros que contêm personagens folclóricos: Como nascem as estrelas, de Clarice Lispector, A loira do banheiro e outras assombrações do folclore brasileiro, de Januária Cristina Alves, e O Maestro, o Cuco e a Lenda, de Wagner Willian.

Para Renata, a literatura brasileira, em especial a infantil, tem muito do folclore nacional. “De Macunaíma às obras contemporâneas de Ângela Lago, encontramos a antropofagia que nos é característica. E sua riqueza é vasta, ainda mais considerando a diversidade de influências que sofremos, dos mais diversos povos que migraram para o que hoje chamamos de Brasil ao longo dos milênios. Há uma tradição particular de se associar histórias e personagens folclóricos à literatura infantil, o que é muito natural quando pensamos na influência da oralidade às obras destinadas a um público que ainda não sabe ler, como a criança”, observa.

Ela conta que no Clube Quindim as obras literárias são escolhidas por curadores, especialistas que selecionam os livros pela idade da criança e estão sempre atentos aos autores nacionais, valorizando a literatura brasileira para que esta esteja presente da infância até a vida adulta. “É a pluralidade de nosso corpo curador que irá nos trazer a diversidade de nosso folclore. Temos curadores de diferentes etnias e regiões do País. Isso faz com que, por exemplo, um mês enviemos um livro sobre um personagem característico do Sul do País, O aniversário de Tiltapes, de origem europeia. E outro mês enviemos uma antologia de contos indígenas, dos mais diferentes povos, Nós, de organização de Maurício Negro. E ofereçamos dessa maneira a diversidade de nosso folclore e de nossa literatura a todos os nossos assinantes”, explica Renata.

 

da Assessoria