O Hospital Universitário Materno Infantil – Humai-UEPG, antigo Hospital da Criança, suspendeu as atividades no pronto-atendimento em Ponta Grossa. A informação foi divulgada pelo professor Everson Krum, ex-diretor do HU-UEPG e vice-reitor da Universidade Estadual da Ponta Grossa, que coordenou a comissão de implementação do Hospital Materno Infantil em 2020.
Everson afirma que a suspensão do pronto-atendimento representa um retrocesso à Saúde de Ponta Grossa. “Considero um retrocesso mudar o pronto atendimento infantil do Humai pois é de localização central e além disso foi reformado com ajuda da sociedade através da Associação dos Amigos do Hospital da Criança”, pontua.
Krum destaca que o Humai-UEPG obteve doações de equipamentos e que o local possui estrutura física para receber os pacientes. “Foi estruturado para dispor de plantão com médico radiologista, ortopedista, cirurgião geral e cirurgião pediátrico além de outras especialidades como otorrino e endoscopia para retirada de objetos estranhos. Conta ao lado do hospital com salas cirúrgicas, UTI neonatal e UTI pediátrica além de laboratório para exames”, afirma.
Everson Krum ainda finaliza.”Esperamos que os gestores viabilizem mais locais de atendimento infantil para Ponta Grossa e a região dos Campos Gerais”.
O portal D’Ponta News entrou em contato com a assessoria da UEPG, órgão responsável pela direção do Humai, e foi orientado a procurar a assessoria da Prefeitura de Ponta Grossa para obter esclarecimentos. A Prefeitura informou que a responsabilidade do Hospital é do Governo do Estado, que administra a unidade. Também entramos em contato com Robson Xavier, chefe da 3ª Regional de Saúde, que informou não poder falar naquele momento e pediu retorno posterior.