Sexta-feira, 04 de Outubro de 2024

Ex-prefeito Rangel tem computador ‘sequestrado’ e hackers pedem quase mil dólares de ‘resgate’; entenda

2021-10-14 às 18:13

O ex-prefeito de Ponta Grossa, Marcelo Rangel usou as redes sociais para contar que teve o notebook hackeado. De acordo com Rangel, os invasores estão pedindo quase mil dólares pela liberação dos arquivos que estão no aparelho.

No vídeo, Rangel conta que todos os arquivos que estavam no laptop, incluindo fotos dele e da família, estão criptografados. “Eles estão solicitando o pagamento de 980 dólares para recuperar todas as minhas fotos, da minha família, que estão aqui nesse computador. Os arquivos que eu tenho aqui”, conta o comunicador.

Rangel ainda garante que não pagará a taxa solicitada e que vai tentar usar outros recursos para resolver o problema. “Já aviso que eu não irei pagar, vamos aguardar, inclusive, vou fazer um boletim de ocorrência pelo hackeamento do meu computador”, conta Rangel.

Bruno, um técnico de informática que também aparece na gravação, explica a ação dos hackers e o que pode ser feito para recuperar os arquivos pessoais de Rangel. “A gente precisa encontrar uma forma de descriptografar essa criptografia gerada pelos hackers. Eles sequestram o arquivo, criam uma criptografia que torna o arquivo inacessível, e ou você paga, e mediante o pagamento eles fornecem uma chave com que você consegue recuperar seus arquivos, ou tem que quebrar”, explica o técnico.

Bruno ainda faz um alerta para a população sobre cuidados para evitar que um aparelho seja invadido, o que pode acontecer com um simples clique em um link malicioso, abertura de e-mail, ou arquivo modificado, por exemplo. “A recomendação é: não clique em links que você não conhece, navegue seguramente, tenha sempre um antivírus”, conclui o profissional de T.I.

Confira o vídeo: