Grupos da direita ponta-grossense estão organizando um ‘buzinaço’ para pedir a reabertura do comércio em Ponta Grossa. O ato está programado para acontecer às 14h desta sexta-feira (27), com saída do viaduto Santa Paula. Na tarde de ontem (26), o prefeito Marcelo Rangel anunciou a abertura gradativa dos estabelecimentos comerciais no dia 06 de abril. Esta decisão teria motivado o movimento, além do posicionamento recente do presidente da República, Jair Messias Bolsonaro.
O buzinaço está sendo organizado pelos mesmos ativistas que realizaram uma manifestação pró-Bolsonaro no início de março. De acordo com Keyla Ávila, uma das organizadoras deste ato, este isolamento social pode desencadear uma crise financeira sem precedentes. “A atitude é pedir que [o comércio] reabra antes, porque do jeito que está sendo feito, não está tendo nenhum tipo de prevenção, a gente continua indo ao supermercado, na farmácia, tendo acesso à motoboys, A crise vai ficar feia. Mais uma semana inteira não vai aguentar, vai começar a ter demissões em massa. É muito pior que o próprio coronavírus”, disse. Ouça na íntegra o que diz Keyla.
A concentração do movimento acontece às 14h na avenida Visconde de Taunay, em cima do viaduto Santa Paula. Ouça o áudio da convocação que está nos grupos de whatsapp.